quinta-feira, 17 de março de 2011

Concurso-«Webquest» :: Na pista da jovem Ortografia

:. INTRODUÇÃO


Parece-me que também vocês fazem parte de uma geração "à rasca". O dia todo na escola, uma nova norma de etiqueta para vestirem as palavras que usam... Porém, vocês conseguem dar a volta! ;)

Como sabem, a partir do próximo ano letivo (veem... as minhas palavras também já estão fashion), passaremos a escrever os vocábulos de forma diferente, haverá algumas alterações, devido ao Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, em vigor desde 2009. Alguns jornais e revistas já estão atualizados (bem... sou mesmo convencida!).



:. TAREFA

(a pares, definidos pelos professores)

Imaginem-se detetives (lá estou eu a mostrar-me in) e descubram quais as palavras que nos (sub)títulos apresentados, transcritos de três jornais e de uma revista portuguesas, seguem o AOLP.



:. PROCESSO

I Etapas

1) Consultem o texto do AOLP, nomeadamente as Bases IV e XIX (1ª ligação), ou, em alternativa, o Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico (2ª ligação). Um lê, o outro faz as anotações que considerar importantes (palavras-chave ou frases curtas), na folha dada.

2) Leiam os títulos e os subtítulos dos jornais e revistas em linha, apresentados nas ligações (3ª, 4ª e 5ª ligações). Um lê, o outro ouve.

3) Descubram as palavras que nos (sub)títulos apresentados seguem o AOLP.

4) Escrevam as referidas palavras (primeiramente, registadas, por um, ao lado da nota correspondente; depois, pelo outro elemento, no espaço do comentário do blogue), identifiquem-se (nomes/pseudónimos, ano, números, turma, escola) e submetam no blogue Clube Virtual de Leitura (6ª ligação).



II Ligações

@ Acordo Ortográfico. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo&version=1990.



@ Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico. Consultado em 17 de março de 2011, em http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282.



@ Expresso. Consultado em 17 de março de 2011, em http://aeiou.expresso.pt/.



@ Visão. Consultado em 17 de março de 2011, em http://clix.visao.pt/.



@ Record. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.record.xl.pt/.



@ Clube Virtual de Leitura. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.clubevirtualdeleitura.blogspot.com/.



:. AVALIAÇÃO

Os parâmetros de avaliação e as respetivas cotações são os seguintes:

- submissão às orientações dadas (seguem todas as etapas, dividindo o trabalho pelos elementos do grupo como é proposto): 4 valores;

- cooperação entre os elementos do grupo: 4 valores;

- realização das atividades em voz baixa, não interferindo com as tarefas dos outros: 4 valores;

- submissão correta das palavras (adequadamente escritas) que seguem o AOLP no blogue indicado: 6 valores;

- duração da atividade (menor tempo possível): 2 valores.



:. CONCLUSÃO

Ao aderirem a este desafio ficaram a conhecer algumas alterações que o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 2009, impôs aos portugueses.

Quais serão as outras?

Para as descobrires, quando te apetecer, regressa às duas primeiras ligações sugeridas. ;)

Sem comentários: