quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caça à semelhança

Olá, jovem! ;)

Ouve (sem preconceitos) o texto musicado por Rui Veloso (clica abaixo), que podes ler na p. 228 do teu manual, e, tal detective, descobre as semelhanças entre ele e o episódio "Despedidas em Belém" (de Os Lusíadas), reproduzido nas pp. 222, 223 e 224 do livro adoptado.

Até já! ;)

it

"Praia das lágrimas", de Carlos Tê (p. 228 do manual)



Correcção do exercício de comparação do episódio “Despedidas em Belém” (d’ Os Lusíadas) com o poema “Praia de lágrimas”, de Carlos Tê


I
    Entre o poema "Praia de Lágrimas" e o episódio "Despedidas em Belém" existem semelhanças.

    Na verdade, em ambos os textos é demonstrada a dor das mulheres ao verem os seus maridos partirem para a Índia ("[...]eu sou só mais uma/ das que aqui choram" ["Praia de Lágrimas", estrofe 1, versos 2 - 3] e "As mulheres num choro piadoso" ["Despedidas em Belém", estrofe 89, verso 3]).

9ºC, nº5 (corrigido por 9º A)


II
     A semelhança que encontrei entre os textos “Despedidas em Belém”, inserido n’Os Lusíadas, e "Praia de Lágrimas", escrito por Carlos Tê e interpretado por Rui Veloso, é o receio sentido devido à partida dos navegadores, bem patente nos seguintes versos:

    - "Cheio dentro de dúvida e receio" ("Despedidas em Belém" – verso 7, estância 87);

    - “poupa o meu marido/e não lhe dês sumiço.” (“Praia de Lágrimas”- versos 3 e 4, estância 5).



9ºC nº14 (corrigido por 9º A)

segunda-feira, 28 de março de 2011

"Inês de Portugal", de José Carlos Oliveira



Após o visionamento deste "trailer", lê o episódio de Os Lusíadas, titulado "Inês de Castro", e indica as diferenças entre eles.

Identifica-te, pelo menos com o teu número, a tua turma e o ano de escolaridade que frequentas.

Beijocas! ;)

Até já.

IT

quinta-feira, 17 de março de 2011

Concurso-«Webquest» :: Na pista da jovem Ortografia

:. INTRODUÇÃO


Parece-me que também vocês fazem parte de uma geração "à rasca". O dia todo na escola, uma nova norma de etiqueta para vestirem as palavras que usam... Porém, vocês conseguem dar a volta! ;)

Como sabem, a partir do próximo ano letivo (veem... as minhas palavras também já estão fashion), passaremos a escrever os vocábulos de forma diferente, haverá algumas alterações, devido ao Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, em vigor desde 2009. Alguns jornais e revistas já estão atualizados (bem... sou mesmo convencida!).



:. TAREFA

(a pares, definidos pelos professores)

Imaginem-se detetives (lá estou eu a mostrar-me in) e descubram quais as palavras que nos (sub)títulos apresentados, transcritos de três jornais e de uma revista portuguesas, seguem o AOLP.



:. PROCESSO

I Etapas

1) Consultem o texto do AOLP, nomeadamente as Bases IV e XIX (1ª ligação), ou, em alternativa, o Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico (2ª ligação). Um lê, o outro faz as anotações que considerar importantes (palavras-chave ou frases curtas), na folha dada.

2) Leiam os títulos e os subtítulos dos jornais e revistas em linha, apresentados nas ligações (3ª, 4ª e 5ª ligações). Um lê, o outro ouve.

3) Descubram as palavras que nos (sub)títulos apresentados seguem o AOLP.

4) Escrevam as referidas palavras (primeiramente, registadas, por um, ao lado da nota correspondente; depois, pelo outro elemento, no espaço do comentário do blogue), identifiquem-se (nomes/pseudónimos, ano, números, turma, escola) e submetam no blogue Clube Virtual de Leitura (6ª ligação).



II Ligações

@ Acordo Ortográfico. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo&version=1990.



@ Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico. Consultado em 17 de março de 2011, em http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282.



@ Expresso. Consultado em 17 de março de 2011, em http://aeiou.expresso.pt/.



@ Visão. Consultado em 17 de março de 2011, em http://clix.visao.pt/.



@ Record. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.record.xl.pt/.



@ Clube Virtual de Leitura. Consultado em 17 de março de 2011, em http://www.clubevirtualdeleitura.blogspot.com/.



:. AVALIAÇÃO

Os parâmetros de avaliação e as respetivas cotações são os seguintes:

- submissão às orientações dadas (seguem todas as etapas, dividindo o trabalho pelos elementos do grupo como é proposto): 4 valores;

- cooperação entre os elementos do grupo: 4 valores;

- realização das atividades em voz baixa, não interferindo com as tarefas dos outros: 4 valores;

- submissão correta das palavras (adequadamente escritas) que seguem o AOLP no blogue indicado: 6 valores;

- duração da atividade (menor tempo possível): 2 valores.



:. CONCLUSÃO

Ao aderirem a este desafio ficaram a conhecer algumas alterações que o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 2009, impôs aos portugueses.

Quais serão as outras?

Para as descobrires, quando te apetecer, regressa às duas primeiras ligações sugeridas. ;)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Concurso "Caça ao Erro"

Quais são os erros que esta biografia
Apresentar não devia?

Pensa-se que terá nascido por volta de 1424. A sua formação académica foi realizada em Lisboa.

A sua vida foi especialmente marcada por duas actividades: as armas, nos combates em que participou no Norte de África e onde perdeu um dos seus olhos, e as ciências.

Terá sido na Índia que o poeta iniciou a escrita do primeiro Canto d’Os Lusías. Mais tarde, em Macau, terá composto mais seis versos. Conta-se que durante uma viagem para Goa, o barco em que Camões seguia naufragou e o poeta salvou a sua lírica, nadando apenas com um braço e erguendo o outro fora da água.

Pensa-se que foi em Moçambique que terminou a epopeia, que veio a ser publicada pela primeira vez em 1472 com o apoio do rei D. Manuel. Esta obra é, hoje, mundialmente conhecida e Camões tornou-se o escritor português mais célebre.
Apesar da sua grandiosidade, Camões viveu sempre com muitas dificuldades e desilusões. A sociedade corrompida e decadente em que se inseria nunca o reconheceu. As pessoas do seu tempo souberam valorizar quer a obra quer o poeta. Após vários anos amargurados pela doença e pela miséria, o poeta morreu em 1480, no dia 09 de Junho.
 
Boa caçada!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Concurso Nacional de Leitura" (5ª Edição - 2011): 1ª Fase (Prova na Escola)

DATA DE REALIZAÇÃO

6 de Janeiro (15.30, BE/CRE)

TEXTOS PARA A PROVA DE ESCOLA (disponíveis na BE/CRE)

:. "Singularidades de uma rapariga loura", de Eça de Queirós

:. "Vlad, o Empalador", de João Tordo (só disponível na BE/CRE e nas livrarias)

Grão a grão vai enchendo a galinha o papo

TAREFA

Primeiramente, lê o texto abaixo reproduzido e acompanha-o com o vídeo aqui disponível. Posteriormente, tenta convencer-nos da tua opinião: trata-se de um conto tradicional ou de uma lenda?

TEXTO

"O Milagre das rosas (Rainha Santa Isabel)
A mulher de D. Dinis, a rainha Santa Isabel, tornou-se célebre pela sua imensa bondade. Ocupava o tempo a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes, distribuindo esmolas pelos pobres.
Ora, conta a lenda que o rei, já irritado por ela andar sempre misturada com mendigos, a proibiu de dar mais esmolas. Mas, certo dia, vendo-a sair furtivamente do palácio, foi atrás dela e perguntou o que levava escondido por baixo do manto.
Era pão. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, exclamou:
- São rosas, Senhor!
- Rosas, em Janeiro?- duvidou ele.
De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço - e o pão tinha-se transformado em rosas, tão lindas como jamais se viu."


VÍDEO

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ler e chorar por mais 2

Cá estamos nós outra vez... :)

Hoje, trago-vos para reflexão um novo livro (de leitura obrigatória é certo :(): o Auto da barca do inferno.

No século XVI, auto significava peça de teatro. Alguém arrisca a acção????

Aguardo, ansiosamente, por ver essa criatividade a todo o vapor!

Beijocas e até já! ;)