quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caça à semelhança

Olá, jovem! ;)

Ouve (sem preconceitos) o texto musicado por Rui Veloso (clica abaixo), que podes ler na p. 228 do teu manual, e, tal detective, descobre as semelhanças entre ele e o episódio "Despedidas em Belém" (de Os Lusíadas), reproduzido nas pp. 222, 223 e 224 do livro adoptado.

Até já! ;)

it

"Praia das lágrimas", de Carlos Tê (p. 228 do manual)



Correcção do exercício de comparação do episódio “Despedidas em Belém” (d’ Os Lusíadas) com o poema “Praia de lágrimas”, de Carlos Tê


I
    Entre o poema "Praia de Lágrimas" e o episódio "Despedidas em Belém" existem semelhanças.

    Na verdade, em ambos os textos é demonstrada a dor das mulheres ao verem os seus maridos partirem para a Índia ("[...]eu sou só mais uma/ das que aqui choram" ["Praia de Lágrimas", estrofe 1, versos 2 - 3] e "As mulheres num choro piadoso" ["Despedidas em Belém", estrofe 89, verso 3]).

9ºC, nº5 (corrigido por 9º A)


II
     A semelhança que encontrei entre os textos “Despedidas em Belém”, inserido n’Os Lusíadas, e "Praia de Lágrimas", escrito por Carlos Tê e interpretado por Rui Veloso, é o receio sentido devido à partida dos navegadores, bem patente nos seguintes versos:

    - "Cheio dentro de dúvida e receio" ("Despedidas em Belém" – verso 7, estância 87);

    - “poupa o meu marido/e não lhe dês sumiço.” (“Praia de Lágrimas”- versos 3 e 4, estância 5).



9ºC nº14 (corrigido por 9º A)

29 comentários:

Anónimo disse...

ola turma, o texto fala da partida de belem e na musica anteriormente apresentada fala das saudades das mulheres
9a n15

EBEC disse...

Olá, Anónimo! ;)

E se te revelasses? Quem és tu?

Qual é a semelhança então?

Queres explicar-nos?

Somos todos olhos! ;)

Até já!

it

Anónimo disse...

sou o tiago guimaraes do nono ano turma a
a semelhança é que as mulheres têm saudades dos maridos e nao sabem nada deles

EBEC disse...

Olá, Tiago e colegas escondidos! :)

E que tal provas? Exemplos? (e, já agora, maiúsculas e sinais de pontuação ;))

Beijocas e até breve!

it

EBEC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EBEC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EBEC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá a todos sou a soraia do 9ºA
nº14 quando o Rui Veloso canta a "pria das lágrimas" na parte "Não sei se case
notícias não há
será que é morto
ou se amigou por lá"
Estamos a falar que as senhoras tinhas saudades dos marinheiros.
beijinhos a todos e até já...

EBEC disse...

Olá, Soraia e restantes e-leitores! ;)

Todos concordam com a Soraia?

E o que tem aquilo que ela disse a ver com o episódio d' "Os Lusíadas" em causa [:( Claro que o título da obra deveria estar sublinhada ou em itálico, se tivéssemos essas opções aqui...
:(]?

Beijocas e até já! ;)

it

O Mensageiro disse...

A meu ver as semelhanças deste trailer e do episódio da "Despedida de Belém" as semelhanças são queó emissor nestes diferentes textos fala de uma mulher que se encontra diferenciada.


Ancleto Miclino 9º B/nº20

Anónimo disse...

Oláá a todos!!!. Sou o Ricardo do 9ºB, nº18.A semelhança entre o episódio "Despedidas em Belém" e o poema "Praia de lágrimas" é a seguinte.
Ambas mostram os sentidos de tristeza das mulheres pelos os seus maridos.Tal é viseivel em "As mulheres cum choro piadoso"(estrofe 89,verso 3) no episódio "Despedidas em Belém", "eu sou só mais uma/das que aqui choram " (estrofe 1,verso 2 e 3) no poema" Praia de ágrimas.


Abracos para todos!!!

O Mensageiro disse...

A meu ver, os textos "Despedidas em Belém" e o texto musicado "Praia de Lágrimas", as semelhanças que eu encontrei são as seguintes:
No texto "Despedidas em Belém" a primeira semelhança que eu encontrei é:
Receio de perder os seus homens, filhos, etc...
"As mulheres cum choro piedoso"/"Os homens com suspiros que arrancavam" - Estrofe 89, nos versos 4-5.
No texto "Praia de Lágrimas" a primeira semelhança que eu encontrei é:
Medo que o seu homem morra.
"Poupa o meu homem"/"E não lhe dês sumiço" - Estrofe 5, versos 3-4.
A segunda semelhança que eu encontrei no texto "Despedidas em Belém" foi a seguinte:
A dor dos que partem é ampliada pela visão.
"Nós outros, sem a vista alevantarmos"/"Nem a Mãe, nem a Esposa, neste estado" [... - Estrofe 93, versos 1-2.
E a outra semelhança que eu encontrei no texto "Praiua de Lágrimas" foi a seguinte:
Acentua a dor, o sentimento.
"Meu pranto intenso"/"Engrossa as marés" - Estrofe 2, versos 3-4.

Anacleto Miclino/9ºB,nº20

Anónimo disse...

Na minha opinião, as semelhanças que encontro entre o episódio das "Despedidas em Belém" integrado n'"Os Lusíadas" e no poema de Carlos Tê "Praia de Lágrimas" é que ambos os Textos recorrem a sentimentos profundos como o receio e incerteza como abaixo enumero:

-> "Cheio dentro de dúvida e receio" ("Despedidas em Belém" - estância 87, verso 7) - Receio.

-> "Não sei se case/ noticias não há/ será que é morto / ou se amigou por lá." ( "Praia das Lágrimas" - estrofe 10) - Incerteza, receio.


Nota: "Os Lusíadas" aparece entre aspas visto que não há hipótese de por em sublinhado nem a itálico.


Margarida, Nº10, 9ºC

Anónimo disse...

As semelhanças entre o texto musicado por Rui Veloso e o episódio "Despedidas de Belém" são que no texto, é feito com mais promenor a dor e a incerteza das mulheres quanto aos seus homesn ["(...) não sei que faça/ sou viúva ou não]" (estrofe 9, vv.3/4) e "Não sei se case/notícias não há/ será que é morto/ ou se amigou por lá" (estrofe 10)]. No episódio é realçado o sofrimento das mulheres, mas também o dos homens ["As mulheres num choro piadoso/ Os homens com suspiros que arrancavam" (estrofe 89, vv.3/4)].

9ºC, nº5

Anónimo disse...

Na minha opinião, as semelhanças do texto interpretado por Rui Veloso e o episódio "Despedidas de Belém integrada nos " Os Lusíadas" e no poema de Carlos Tê que tem como título da obra "Praia das Lágrimas" é que cada um dos textos falam sobre afecção como por exemplo a incerteza e o receio

Miguel nº 16 9ºC

Anónimo disse...

Olá a todos.
A meu ver, no texto "Praia de lágrimas", da autoria de Carlos Tê e musicado por Rui Veloso, tem, sem dúvida semelhanças com o episódio "Despedidas de Belém", em termos de sentimentos.
Senão vejamos: "Eu sou só mais uma/ Das que aqui choram" , estes dois versos presentes no texto musicado por Rui Veloso, "Praia de lágrimas", fala-nos de uma das mulheres que sofre, possivelmente, a ausência do marido embarcado. Isso está presente também no episódio d'Os Lusíadas "Despedidas de Belém", estrofe 89, vv. 2 a 5, os quais eu passo a transcrever : "Por perdidos as gentes nos julgavam,/ As mulheres cum choro piadoso,/ Os homens com suspiros que arrancavam./ Mães, Esposas, Irmãs, que o temeroso/ Amor mais desconfia, acrescentavam/ A desesperação e frio medo". Nestes versos, está visível a dor dos que ficam, ganhando algum dramatismo nos suspiros dos homens e no choro das mulheres, mães, esposas e irmãs, assaltadas por medo de não voltarem a ver os seus parentes.
No texto "Praia de lágrimas"consta, em algumas estrofes, os sentimentos acima mencionados, por parte das mulheres : "poupa o meu homem/ e não lhe dês sumiço." (há aqui receio por parte de uma esposa), "não sei que faça/ sou viúva ou não" (denota-se nestes dois versos a incerteza por parte de uma esposa, a de não saber se o marido está vivo, ou não), e por fim mais uma incerteza e receio "Não sei se case/ notícias não há/ será que é morto/ ou se amigou por lá" (esta é incerteza por parte de uma esposa, que nada sabe do seu marido).
Esta é a minha opinião!

Beijinhos , Rita, 9ºC , Nº 19

Anónimo disse...

As semelhanças entre o poema "Praia de Lágrimas" e o episódio de "Os Lusíadas" integrado "Despedidas em Belém" são as seguintes: as mulheres sofrem ao ver os seus homens partir para o mar.
Em "Despedidas em Belém" tal é visivel no verso 3 da estrofe 89:As mulheres cum choro piadoso". No poema, o que afirmamos encontra-se nos versos 2 a 3 da estrofe 1: "Eu sou só mais uma
das mulheres que aqui choram".

Marina
9ºC,nº11

Anónimo disse...

Na minha opnião, as semelhanças existentes entre opisódio " Despedias em Belém " ( de " Os Lusíadas " ) e o texto musicado por Rui Veloso são as seguintes: a presença das mulheres que choram pelos entes queridos que partiram para a Índia. Exemplos: "Eu sou mais uma/ das que aqui choram" ( est.1 vv. 1 e 2 de "Praia de Lágrimas") e "Mães, Esposas, Irmãs, que o temeroso/ Amor mais desconfia, acrescentavam/ A desesperação" ( est.89 vv. 5 a 7 de "Os Lusíadas").

Nota: "OS Lusíadas" aparece entre aspas porque não à posibilidade de meter em sublinhado ou em itálico.

João Silva, Nº8, 9ºC.

Anónimo disse...

Na minha opinião, o texto de Carlos Tê e o episódio d'Os Lusíadas intitulado, "Despedidas em Belém", têm muitos aspectos em comum.
Na verdade nos dois textos estão presentes vários sentimentos, como:
- tristeza e dor - "eu sou só mais uma das que aqui choram" ("Praia e Lágrimas", versos 2 e 3, estrofe 1) / "As mulheres cum choro piadoso" ("Despedidas em Belém", verso 3, estrofe 89);
- receio - "poupa o meu homem e não lhe dês sumiço" ("Praia de Lágrimas", versos 4 e 5, estrofe 5) / "Por perdidos as gentes nos julgavam" ("Despedidas em Belém", verso 2 , estrofe 89).

Pedro Nº17 9ºC

Anónimo disse...

As semelhanças que existem entre o texto musicado de Rui Veloso e o episódio “Despedidas em Belém” (de Os Lusíadas) são as seguintes:
• em ambos os textos têm mulheres que choram pelos seus maridos: “Eu sou só mais uma / das que aqui choram” (letra da música); “As mulheres cum choro piedoso” (estrofe 89, verso3);
• receio: “Por ti ó mar roxo […] e não lhe dês sumiço” (letra); “Como fui destas praias apartado / Cheio dentro de dúvida e receio” (estrofe 87, versos 6 e 7);
• dúvidas e incertezas: “Ó mar da China […] viúva ou não” e “Não sei se case […]ou se amigou por lá” (letra); “Mães, Esposas, Irmãs […] desesperação e frio medo” (estrofe 89, versos 5 a 7).

Sara, nº21, 9ºC

Anónimo disse...

As semelhanças que existem entre o texto musicado por Rui Veloso e o episódio "Despedidas em Belém"(de Os Lusíadas) são as seguintes:
- Em ambos os textos estão presentes vários sentimentos como o medo e o desespero ["ó mar abafadiço / poupa o meu homem / e não lhe dês sumiço." (e. 5, vv. 3 e 4, texto musicado por Rui Veloso); "A desesperação e o frio medo" (e. 89, v. 7, episódio "Despedidas em Belém")];
- Nos dois textos refere-se o choro das mulheres ["Eu sou só mais uma / das que aqui choram" (e. 1, vv. 2 e 3, texto musicado por Rui Veloso); "As mulheres cum choro piadoso" (e. 89, v.3, episódio "Despedidas em Belém")]

Nº9, 9ºC

Anónimo disse...

A música de Rui Veloso e o episódio "Despedidas em Belém" têm algumas semelhanças, tais como o receio e as incertezas das mulheres, de perder os seus homens no mar.
Nos seguintes versos do poema "Praia das Lágrimas" a mulher tem incertezas sobre o seu marido ["Não sei se case/ noticias não há/ será que é morto / ou se amigou por lá." (estrofe 10)].
No episódio d'Os Lusiadas á referencia de pessoas ("mães, esposas...") que desesperam pelos seus familiares ou amigos ["As mulheres num choro piadoso/ Os homens com suspiros que arrancavam" (estrofe 89, versos 3 e 4)] com medo de os perderem ["Por perdidos as gentes os nos julgavam” (estrofe 89, verso 2 )].

9ºC, nº22

Anónimo disse...

Sou o Mário, nº13 do 9ºC, e na minha opinião, estes textos ("Despedidas em Belém" e "Praia de lágrimas") existe o sentimento de tristeza e de saudada, como se pode comprovar nos versos "Eu sou só uma/das que aqui choram"(est.1,v.2.3) e "As mulheres cum choro piadoso"(est.89,v.3)

Anónimo disse...

Na minha opinião, o texto de Carlos Tê e o episódio d'Os Lusíadas intitulado, "Despedidas em Belém", têm muitos aspectos em comum.
Na verdade nos dois textos estão presentes vários sentimentos, como por exemplo:
- tristeza e dor - "eu sou só mais uma das que aqui choram" ("Praia de Lágrimas", estrofe 1, versos 2 e 3) / "As mulheres cum choro piadoso" ("Despedidas em Belém", estrofe 89, verso 3)
- receio - "poupa o meu homem e não lhe dês sumiço" ("Praia de Lágrimas", estrofe 5, versos 4 e 5) / "Por perdidos as gentes nos julgavam" ("Despedidas em Belém", estrofe 89, verso 2).

Anónimo disse...

As semelhanças entre "Praia das Lágrimas" e "Despedidas de Belém" são os sentimentos descritos.
No primeiro, a mulher protagonista sente incerteza e receio ("não sei que faça/sou viúva ou não", "poupa o meu homem").
No último, as expressões "A desesperação e frio medo" e "As mulheres cum choro piedoso", demonstram os mesmos sentimentos.

Cláudia 9ºC

Anónimo disse...

O episódio de Os Lusíadas "Despedidas em Belém" e o texto de Carlos Tê tem semelhanças na dor da partida de familiares para mar alto como se pode ver na est. 89 de Os Lusíadas e na est. "O mar da Índia/ lá nos teus confins/ de chorar tanto/ tenho dores nos rins" no texto "Praia das Lágrimas".

Vává (:

...

Anónimo disse...

As semelhanças que há entre o episódio d`Os Lusíadas intitulado "Despedidas de Belém" e a canção de Rui Veloso "Praia de Lágrimas" são as seguintes:
Em ambos está presente o sofrimento das mulheres "As mulheres cum choro piadoso" (estrofe 89,verso 3) no episódio d`Os Lusíadas "Despedidas em Belém" e "eu sou só mais uma das que aqui choram" no musical de Rui Veloso. Também em ambos à a incerteza de eles voltarem vivos da viagem " A desesperação e frio medo de já nos não tornar a ver tão cedo" (estrofe 89,verso 8 e 9)no episódio e "não sei que faça sou viúva ou não" no musical.

Duarte,9ºB nº7

Anónimo disse...

As semelhanças, que encontrei entre os textos “As despedidas em Belém” inserido n’Os Lusíadas e "Praia de Lágrimas" escrito por Carlos Tê e interpretado por Rui Veloso são as seguintes:
"Cheio dentro de dúvida e receio" ("Despedidas em Belém" - verso 7 ,estância 87)
“poupa o meu marido/e não lhe dês sumiço.” (“Praia de Lágrimas”- estância 5)

9ºC nº14

Anónimo disse...

As semelhanças entre o poema "Praia de Lágrimas" e o episódio "Despedidas de Belém" são que em ambos os texto é demonstrada a dor das mulheres ao vere os seus maridos partirem para a índia ("[...]eu sou só mais uma/ das que aqui choram" ["Praia de Lágrimas", estrofe 1, vv.2/3] e "As mulheres num choro piadoso" ["Despedidas em Bélem", estrofe 89, v.3]).


9ºC,nº5