terça-feira, 13 de outubro de 2009

Páginas Dobradas


Sepúlveda, L. (2007). História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar. Porto: Asa.


"[...] só voa quem se atreve a fazê-lo [...]" (p. 121)

... é uma das páginas dobradas deste meu livro. Na verdade, muitas vezes, não atingimos o que queremos por falta de coragem. A coragem  é, pois, um factor importante da nossa vida, que não devemos desprezar.  Sepúlveda vestiu esta ideia de uma forma muito elegante, não te parece?

Deixa aqui a tua opinião e/ou partilha connosco um excerto de um livro que tenhas lido/estejas a ler, justificando a tua escolha (não te esqueças de mencionar o nome do autor, o título do livro e a página em que aparece).

Até já! ;)

                                                                 it




Stilton, G. (2008). Expedição à ilha Borboleta. Barcarena: Presença.


"-Hummm, o meu Stilton é nome, quer dizer, o meu Gerónimo é Stilton, isto é, o meu nome é Gerónimo Stilton!" (p. 9)

Gostei deste excerto, porque é engraçado, confuso, imaginativo, chama a atenção e fica no ouvido. Sujaram o casaco ao Gerónimo Stilton e ele ficou furioso, mas, quando se virou para trás, viu uma linda senhora, pediu-lhe desculpas e apaixonou-se. Quando a viu, ele ficou atrapalhado e, então, disse o seu nome.


                                          Vânia (8ºC, nº26)






Pinto, M. R. (2007). A rapariga que perdeu o coração. Lisboa: Oficina do Livro.


"Os únicos sonhos que valem a pena são aqueles que se tornam realidade."

Escolhi esta citação porque, para mim, significa que os sonhos são uma motivação que nos ajuda a seguir em frente.

Tirina (8ºC, nº4)




Somper, J. (2007). Vampiratas: Demónios dos Mares. Porto: ASA Editores.


"Há quem diga que sou um homem orgulhoso, mas não sou demasiadamente orgulhoso para vos oferecer um lugar na minha família UMA ÚLTIMA VEZ."
Escolhi esta citação, porque penso que por muito orgulhosos que sejamos, temos que pensar em primeiro lugar nas pessoas que nos são queridas.


Luís Silva (8ºC, nº12)






Cast, P.C., & Cast, K. (2009). Marcada. Viseu: Edições Saídas de Emergência.
"Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem."

Escolhi esta citação porque... as coisas nem sempre são o que parecem. Uma coisa que aparentemente parece boa à primeira vista, depois pode ser pior que terrível e vice-versa. Não podemos tirar as nossas conclusões à primeira, porque, depois, descobrimos que, afinal, aquela coisa boa não era boa, mas má. Isso já me aconteceu!!

Baixinháá (8ºC, nº 24)






Audouin-Mamikonian, S. (2008). Tara Duncan: Os Feiticeiros. Publicações Pena Perfeita.

Não tenho propriamente uma citação preferida, mas a parte de que mais gostei foi quando a Tara reencontrou a sua mãe, ao fim de 12 anos!! Foi tão emocionante!! ;)
Patrícia ( 8ºC, nº1)





Vieira, A. (2008). Se perguntarem por mim digam que voei. Lisboa: Caminho.

"Cada janela serve para voar"

Eu gostei muito desta frase porque pode-se entendê-la de várias formas.

Sara (8º C)







Vieira, A. (1998). A lua não está à venda. Lisboa: Círculo de leitores.

"-Ó minha senhora, isto não é nome de gente! Nem deve vir no prontuário! Escolha outro, que esse não pode ser." (p.26)
Gostei deste excerto, porque é engraçado e despertou-me a atenção.

Soraia (8ºA, nº18)




Maguire, T. (2009).  Quando o papá voltar. Porto: Edições ASA.
"A alma de uma infância parte silenciosamente sem alarido nem confusão.

A menina a quem pertencera não compreendia para onde ela fora nem porque razão a abandonara.

Mas sentia saudades dela, pois sentia-se só na sua ausência." (p. 8)

Denise Henriques (8ºA, nº7)






Meyer, S. (2009). Crepúsculo. Vila Nova de Gaia: Gailivro.


"Talvez o meu cérebro tivesse um problema técnico. A causa, porém, não era relevante . O único aspecto relevante era o efeito. O dia seguinte seria apenas o princípio."



Margarida Sousa (8ºA, nº14)






Martins, M. (2003). Citações famosas para todas as ocasiões. Lisboa: Editorial Notícias.



"O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice."



Sofia Cerqueira (8ºC, nº23)







Tordo, J. (2009). Vlad, o Empalador. In P. Sena-Lino (Coord.). Contos de vampiros (pp. 57-69). Porto: Porto Editora.
 "Seguiu-se uma discussão que terminou com o Xavier no chão, depois de Ernesto o socar com muita força. Olhei para Xavier, que sangrava do nariz, e quis ajudá-lo a levantar-se, mas Ernesto colocou-se entre nós."

Gostei desta parte, pois demonstra uma grande falta de coragem do narrador para com um dos seus melhores amigos. Eu acho que ele devia  ter ajudado Xavier.  Na verdade, podia levar, mas pronto...
Nobre (8ºC , nº17)

"Vlad, o Empalador, monstro devorador de sangue, aguardava sinal para atravessar a estrada. O meu corpo aqueceu como uma panela de pressão; senti-me zonzo, julguei que ia desmaiar." (p. 68)

O recurso à comparação "O meu corpo aqueceu como uma panela de pressão" é, no meu entender, muito feliz, neste excerto, pois acentua, de forma exemplar, o sentimento da personagem.
it




Alegre, M.(2008). Cão Como Nós. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

"Sei muito bem que as pessoas saem dos retratos, sei isso desde pequeno, mas tu não, estás proibido de voltar a fazer o que fizeste esta noite, não posso entrar na sala e ver outra vez a moldura vazia."

Escolhi esta citação porque para mim é muito sentida. A personagem perdeu o cão e é como se ainda mandasse nele depois de morto. Por isso é que tem a moldura vazia.
Jéssica Lopes (8ºC, nº 7)




Uderzo, A. (2009). O Aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro. Porto: Edições Asa.

Na minha parte favorita, mostra-se como seriam os gauleses 50 anos depois. O filho do serralheiro e o pai estão na oficina à espera que o filho acabe a sua engenhoca e diz:
”- Oufe lá , rapav... que enjenoca vem a fer effa?"
E o filho diz:
”- Na boa, pai! Inventei ... uns dentes de ferro para velhadas como tu!”
Francisco Manuel Managil Cabral  (7ºA, nº6)




Allen, S. A. (2008). Jardim Encantado. Alfragide: Quinta Essência.


"Acho que apenas queria que soubesses que entendo como te sentiste quando vieste para aqui aos seis anos. Eu tomei como garantido tudo o que tinha, mas acabei por me aperceber de que esta é a única segurança que alguma vez conheci.[...]" (p. 205)

Há uma irmã (no livro) que vive com a mãe, mas que, aos seis anos, é abandonada juntamente com a irmã mais nova (a autora da citação) e é a isso que se refere a citação.

Escolhi esta citação porque a irmã mais nova foge de casa e, mais tarde, quando é maltratada pelo marido pensa que o único sítio onde se sente segura é junto à irmã.

Tirina (8º C, nº 4)



75 comentários:

jocaslb disse...

Stilton, G. (2008): Expedição à ilha Borboleta: Barcarena: Presença.

"-Hummm, o meu Stilton é nome, quer dizer, o meu Gerónimo é Stilton, isto é, o meu nome é Gerónimo Stilton!"(pág.9)

Gostei deste excerto, porque é engraçado, confuso, imaginativo, chama atenção e fica no ouvido.

8ºC, nº26 vava =) =D XD

Tirina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tirina disse...

Pinto, M.R. (2007). A rapariga que perdeu o coração. Lisboa: Oficina do Livro.

"Os únicos sonhos que valem a pena são aqueles que se tornam realidade."

Escolhi esta citação porque, para mim, significa que os sonhos são uma motivação que nos ajuda a seguir em frente.

8ºC, nº4, Tirina.

Luís ॐ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís ॐ disse...

Somper, J.(2007).Vampiratas Demónios dos Mares.Porto:ASA Editores.

"Há quem diga que sou um homem orgulhoso, mas não sou demasiadamente orgulhoso para vos oferecer um lugar na minha família UMA ÚLTIMA VEZ."

Escolhi esta citação, porque penso que por muito orgulhosos que sejamos, temos que penser em primeiro lugar nas pessoas que nos são queridas.

8ºC, Nº12, Luís Silva

EBEC disse...

Olá, "vava" e Tirina! ;)

É bom ler-vos por aqui! :)

Não li nenhum dos livros que referiram [:(], mas confesso que as vossas citações me abriram o apetite!

Concordo com ambas.

A primeira citação fez-me, na verdade, esboçar um sorriso e lembrou-me um número de circo pelas razões apontadas pela "vava". Contudo, talvez fosse interessante referires em que contexto ela aparece. Pode ser, "vava"? Reparei que o nome do autor coincide com o nome da personagem. Será que o livro é uma autobiografia?

A segunda citação é bem mais séria e, na minha humilde opinião, muito feliz. De facto, Tirina, encarar o sonho como um estímulo para atingirmos os nossos objectivos é meio caminho andado para o sucesso e aquilo a que alguns chamam "antecipação positiva". Porém, esta afirmação também pode ter outros significados. Agostinho da Silva dizia que não tinha desilusões porque não tinha ilusões. Será que Pinto (2007) partilha dessa opinião?

Sou toda olhos! ;)

it

EBEC disse...

Olá, jovens, outra vez! ;)

Estou a sentir-me muito frustrada!!!!! :( Será que não li nenhum livro dos que vocês leram?!!!!Pois é, Luís, também não li o livro por ti enunciado.

Bem... quanto ao conteúdo da tua mensagem... Será que estou a perder qualidades?!!! Não consigo encontrar uma ligação razoável entre o teu comentário e o excerto por ti transcrito. Quem me ajuda? "Heeeeelp me!!!!"

Beijocas! Até já!

it

vanokinháá disse...

O meu excerto está no seguinte contexto:

Sujaram o casaco ao Gerónimo Stilton e ele ficou furioso, mas quando se virou para trás viu uma linda senhora pediu-lhe desculpas e apaixonou-se quando a viu então ele ficou atrapalhado e então disse o seu nome:

"-Hummm, o meu Stilton é nome, quer dizer, o meu Gerónimo é Stilton, isto é, o meu nome é Gerónimo Stilton!"(pág.9)

vava 8ºC Nº26

EBEC disse...

Viva, "vava"! ;)

Ahhhhhhh! Agora já entendo... Com que então era a malandra da Paixão a pregar uma das suas partidas. Que grande malandra!!!! A mim também já me pregou algumas... LOL

;)

P.S.: Como vês, o contexto aqui era fundamental para se perceber, totalmente, o que transcreveste, pelo que deverias ter apresentado uma citação mais completa. Ainda estás a tempo de o fazer. ;)

@ Baixinhaa ' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@ Baixinhaa ' disse...

Cast,P.C.; Cast,K.(2009). Marcada. Viseu: Edições saídas de emergência.

"Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem."

Escolhi esta citação porque...
As coisas sem sempre são o que parecem. uma coisa que aparentemente parece boa á primeira vista depois pode ser pior que terrível e vise versa não pode-mos tirar as nossas conclusões de primeira e depois descobri-mos que afinal que não aquela coisa boa n era boa mas sim má.

-> Sim isso já me aconteceu !! : )

Baixinháá 8ºC Nº 24

EBEC disse...

Olá, Biaxinháá! ;)

É bem verdade o que afirmas, inspirada pela citação que escolheste... Se tivesse lido esse livro, era, provavelmente, um dos meus sublinhados.

Penso que, como tu, toda a gente já passou por isso, não?

O que acham os outros participantes?

Até já! ;)

Titinha disse...

Jornal-Metro, 16 de Outubro de 2009, (sexta-feira), pág.8

"-A natalidade voltou a cair em Portugal...
-Parece mentira, com a pipa de massa que o Estado paga por cada filho."

Achei a notícia interessante por ser uma notícia que tem vindo a ser debatida de uns tempos a esta parte. Mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente a falta de natalidade em Portugal, pois só os apoios que o Estado dá não são incentivo suficiente para haver maior numero de nascimentos, atendendo a todas as despesas que irão seguir ao nascimento...(infraestruturas- cresces, infantários, etc...)

8ºc, nº20, Titinha

Luís ॐ disse...

A minha citação era parte de uma carta que o pai deixou aos filhos, os filhos desiludiram-no mas mesmo assim o pai deu-lhes uma última oportunidade...
Eu penso que o pai que por muito orgulhoso que seja, pensou primeiro no bem dos filhos,do que no seu próprio orgulho.

8ºC, nº12, Luís Silva

EBEC disse...

Olá, Tirina e restante pessoal! ;)

Dois apontamentos:

1) Olhando para a tua citação, diria que não se trata de uma notícia. Estarei enganada? O que dizem?

2) Essa temática (da natalidade) é, de facto, muito actual, como é visível na data da publicação do texto que citas.

Uma breve pesquisa conduziu-me a um outro artigo, intitulado "Natalidade cresce mas não garante substituição" (consultado em 26 de Outubro de 2009, em http://www.acidi.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=2961,). Aí, lê-se que "A taxa de natalidade em Portugal aumentou", ao contrário do que se afirma no texto a que te referes. Atribui-se tal facto à "comunidade imigrante". O artigo a que aludo é, porém, anterior ao que mencionas (parece ter sido publicado em Julho do corrente ano).

Uma dúvida me assaltou: será que em tão poucos meses (quatro) houve uma alteração da tendência da natalidade?

Talvez fosse interessante procurarmos outros textos... O que acham?

Sou toda olhos!

Até já! ;)

EBEC disse...

Boa noite, Luís! ;)

Está explicado. Penso, no entanto, que te esqueceste de um advérbio de negação na cópia da tua primeira mensagem...

Porém, isso não é importante. O que importa, realmente, é a ideia que partilhas connosco. Dispamo-nos do orgulho mesquinho, como a personagem do teu livro.

Ou alguém tem dúvidas de que essa é a atitude a seguir?

Beijocas! ;)

it

vanokinháá disse...

Tirina,

De ver a tua citação parece-me que o livro é interesante...

Gostava de saber do que fala o livro será que me podes explicar??

P.S: Fico á espera!

Bjs Vava

EBEC disse...

Olá, Titinha! ;)

Bons olhos te leiam! :)

Como deves ter reparado, enganei-me acima. Quando me dirigi à Tirina, a propósito da natalidade, era, naturalmente, a ti que me queria dirigir.

Aqui fica o meu pedido de desculpa.

Beijocas! ;)

it

Patríciinháá disse...

Nome do livro: Tara Dincan: "Os Feiticeiros"
Antora: Mamikonian S.A.
Editora: Publicações Pena Perfita

Não tenho propriamente uma citação preferida, mas a parte que mais gostei foi, quandon a Tara reencontrou a sua mãe ao fim de 12 anos!! Foi tão emocionante!! ;)

Patríciinháá disse...

Peço desculpa mas enganei-me a escrever os nome do livro...chama-se: Tara Duncan "Os feiticeiros"...e é autora (ups!!)Puyblicações Pena PERFEITA (a rapidez a escrever é muita ;P)
Este "blog" superou todas as espectativas!!!

Muitos parabéns!!
Patrícia Nº1 8ºC

Peço desculpa por não ter vindo mais cedo, mas tive uns problemas com a INTERNET e vim à biblioteca da escola!!

P.S. Vejo que os meus colegas também gostam deste blog...virei cá mais vezes...PROMETO!!

Bjinhos =D

Até à próxima ;)

EBEC disse...

Olá, olá, Patrícia! ;)

É bom ler-te por aqui! :)

Penso que todos ficámos muito curiosos... Porque estiveram afastadas tanto tempo as personagens do teu livro (Tara e sua mãe)?

Reparei que quer a personagem, quer a autora têm o mesmo nome. Assim, pergunto: trata-se de uma autobiografia?

Até já! ;)

P.S.: Agradeço por todos a tua avaliação do blogue. Lembro que todos nós, incluindo tu, somos os seus criadores. Quem é que sugeriu a inclusão da secção "OFF TOPIC"? Eu não fui. Se espreitares a secção intitulada "BAR", podes também participar noutra decisão sobre ele. Aparece! ;)

Anónimo disse...

oláá colegas!!!!
Eu vou-vos deixar aqui uma frase do livro SE PERGUNTAREM POR MIM DIGAM QUE VOEI da autora Vieira,A.
é a seguinte frase:
"Cada janela serve para voar"

Eu gostei muito desta frase pois porque pode-se entende-la de varias formas, e interioriza-se....

deviam pensar e depois digam se gostaram da ideia XD!!!!

sara (8º C)

@ Baixinhaa ' disse...

Sim sara !! Já agora nós já tive-mos a ler esse livro :P

Baixinháá 8ºC, nº24

EBEC disse...

Ah! Sara, sua malandra! :(

Isso é batota!

Cá esperamos a citação de um livro que não tenha sido lido em contexto de sala de aula.

Até já! ;)

it

soraia disse...

Alice Vieira(1998)A lua não está á venda.Circo leitores.-Ó minha senhora,isto não é nome de gente! Nem deve vir no prontuário!Escolha outro,que esse não pode ser. (pag.26)
Gostei deste excerto, porque é engraçado e despertou-me á atenção.
Soraia nº18 8ºA

Unknown disse...

Maguire, Toni (2009) Edições ASA
Título: QUANDO O PAPÁ VOLTAR

Citação perferida :
A alma de uma infância parte silenciosamente se alarido nem confusão.
A menina a quem pertencera nao compreendia para onde ela fora nem porque razão a abandonara.
Mas sentia saudades dela, pois sentia-se só na sua ausência . (pág 8)

Denise Henriques 8ºA Nº7

MARGARIDA disse...

Stephenie Meyer (2009) 1001 Mundos .
Títulos : CREPÚSCULO

Citação Favorita :
- "Talvez o meu cérebro tivesse um problema técnico . A causa , porém , não era relevante . O único aspecto relevante era o efeito . O dia seguinte seria apenas o princípio ."

Margarida Sousa 8ºA Nº14

Anónimo disse...

Martins, M. (2003). "Citações Famosas". Lisboa: Notícias editorial.

Citação preferida:
"O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice."

Sofia Cerqueira 8ºC Nº23

Nobre +.+ disse...

eu vou fazer um comentário ao livro da IT era mais ou menos assim o comentário que era pa fazer da primeira vez:

Livro pareçe ser muito fixe gostei muito da citação porque por vezes a coragem falta e muitas dessas vezes ou perdemos algo de que gostamos ou nos vemos num buraco sem saída e de muito só nos vale a sorte.

bom blog e quando eu ler um livro eu "posto" aqui o que achei etc etc :P

Kiss Kiss! =DD

8ºC nº17

EBEC disse...

Olá, pessoal! ;)

Todas as citações me parecem interessantes, mas algumas não têm por parceira a justificação da sua escolha, pois não, Denise, Margarida e Sofia... :( Ai!!!!

Soraia, penso que todos ficámos curiosos relativamente ao nome a que se refere a tua citação. Deve ser estranho, não? Queres saciar a nossa curiosidade? Podias tê-lo colocado imediatamente a seguir a "isto", entre parênteses rectos.

Quando tropecei no excerto apresentado pela Sofia sobre o amor, fiquei um pouco perplexa. Será que o seu autor encara o amor como algo negativo? A citação reproduzida é da autoria de M. Martins ou ele está a citar alguém?

Fico, por aqui, ansiosamente, à vossa espera.

Beijocas! ;)

it

EBEC disse...

Olá, Nobre! ;)

Parece que estamos ambos "online"! :)

Concordo contigo. Para se perceber melhor o que dizes, queres partilhar connosco alguma experiência tua ou alheia em que tal tenha ocorrido?

Escreveste: "bom blog e quando eu ler um livro eu "posto" aqui o que achei".

Só "bom"?!!!!! Se assim é, cabe-te também a ti melhorá-lo. Aqui privilegia-se a excelência... LOL

Não se esqueçam que este blogue é NOSSO, toooooodos o estamos a construir conjuntamente!

Cá esperamos a tua crítica relativa ao livro que vais ler, Nobre. Já o escolheste?

Beijocas!

Até já! ;)

Nobre +.+ disse...

Tou meio Indeciso entre um de fantasia ou um policial...

Uma experiençia minha ja tive mas não vou contar mas por exemplo quando se é viciado em droga as vezes cavamu-nos(acho que é assim que se escreve) num buraco tão profundo que só com alguma sorte e alguma força de vontade saimos =)

EBEC disse...

Nobre,

Queres uma sugestão? Passeia-te por uma livraria (e agora há umas tão agradáveis, com belos sofás e tudo!), folheia uns quantos livros desses dois géneros que referiste e verás que essa tua indecisão se apagará...

É um bom exemplo... :)

Escreveste: "[...]cavamu-nos(acho que é assim que se escreve)[...]".

Será?! Não me parece!!! :(

Além deste, encontrei mais três erros ortográficos no teu enunciado. Quais serão? "'Bora" fazer uma caça ao erro! ;)

Uma forma de evitares escrever com erros aqui é processares o texto em "Word", por exemplo, e recorreres ao corrector ortográfico, uma excelente ferramenta disponível nesse programa.

;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Sim o Nobre não sabe escrever !! QUE VERGONHAA "pápá" !!
:p

Baixinháá 8ºC nº 24

EBEC disse...

Baixinha e restantes membros,

Aqui, não se pode insultar ninguém!

Também as tuas mensagens apresentam erros (ortográficos, de pontuação, etc.), pelo que, em vez de estares a acentuar as fraquezas dos outros, deves evitar os teus erros, seguindo o processo que sugeri ao Nobre...

Beijocas! ;)

it

EBEC disse...

Olá! ;)

Aqui fica mais uma citação. Desta vez do meu baptismo no tipo de narrativa sugerido por alguns de vós, o género fantástico.

Vou citar apenas um dos contos que integra o livro abaixo indicado, por me parecer que talvez seja do vosso agrado: "Vlad, o Empalador". Este é da autoria de um escritor que foi, recentemente, premiado com o Prémio Literário José saramago: João Tordo.

Tordo, J. (2009). Vlad, o Empalador. In P. Sena-Lino (Coord.). Contos de vampiros [leia-se em itálico]. Porto: Porto Editora.

"Vlad, o Empalador [em itálico], monstro devorador de sangue, aguardava sinal para atravessar a estrada. O meu corpo aqueceu como uma panela de pressão; senti-me zonzo, julguei que ia desmaiar." (p. 68)

O recurso à comparação "O meu corpo aqueceu como uma panela de pressão" é, no meu entender, muito feliz, neste excerto, pois acentua, de forma exemplar, o sentimento da personagem.

Continuação de boas leituras! ;)

it

EBEC disse...

;)

Ai! :( Escapou-me, ali, uma letra minúscula no início de um nome próprio...

Aqui fica o meu pedido de desculpas! LOL

;)

Nobre +.+ disse...

estou mais habituado a escrever á pressa daí tantos erros eu vou agora a uma festa quando chegar eu vejo os erros =)

pareçe ser giro esse livro tenho mesmo de ir a uma livraria para tirar as minhas dúvidas :)

EBEC disse...

Bem-vindo a casa, novamente, Nobre! :)

Excelente festa!!!!

"Kiss, kiss"!

;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Esta parte it está muito gira! Com os livros todos e tal !!

:D

Baixinháá 8ºC nº 24

EBEC disse...

Concordo, Baixinha! :)

E já viste que foram vocês que a construíram. Eu limitei-me a colocar as capas dos livros.

Beijocas! ;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Pois e fica muito bem !!

Então a it gostou da citação que eu escolhi? :S

Baixinháá 8ºC nº 24

EBEC disse...

Olá, Baixinha!

Ainda não a colocaste aqui, pois não?

Estás à espera de quê?

Eu gostei, mas os outros não a conhecem. É injusto! :(

Ficamos à espera. ;)

Beijoca!

it

Nobre +.+ disse...

Tordo, J. (2009). -"Contos De Vampiros: -Vlad, O Empalador"-leia-se em itálico- porto: Porto Editora

Citação preferida:
"Segui-se uma discussão que terminou com o Xavier no chão, depois de Ernesto o socar com muita força. Olhei para Xavier, que sangrava do nariz, e quis ajudá-lo a levantar-se,mas Ernesto colocou-se entre nós."

Gostei desta parte ou melhor não sei explicar mas isto demonstra uma grande falta de coragem para com um dos seus melhores amigos, eu acho que ele devia de ter ajudado podia levar mas pronto...
eu tenho aqui uma parte que eu, pessoalmente , acho muito engraçada mas nao vou por aqui

it eu vou continuar a ler isto depois meto cá as outras li este conto em 5/10 min nem tanto :b

CUMPS and Kiss's

8ºC nº17

EBEC disse...

Nobre,

Confesso que estou impressionada com esse ritmo de leitura! :) :) :) Afinal, foi hoje que te passei o livro...

A citação que aqui colocaste pode constituir a linha de partida de um debate muito interessante.

Vamos ler o que dizem os restantes participantes... Será que concordam contigo?...

Porque não partilhas connosco a outra citação que consideraste engraçada? Não sejas egoísta!!! Sê Nobre! ;)

"Kisses"!

it

Anónimo disse...

Alegre,M.(2008)Cão Como Nós.Lisboa: publicações dom quixote.

1- "Sei muito bem que as pessoas saem dos retratos, sei isso desde pequeno, mas tu não, estás proibido de voltar a fazer o que fizes-te esta noite, não posso entrar na sala e ver outra vez a moldura vazia."

2- " Podes correr comigo pela praia fora, aqui ninguém nos vê, comos só nós e o mar, saltas a meu lado como se fosses um pedaço de areia e vento, uma estátua movente, cão de água, anda aí comigo por esta noite dentro"


Jéssica Lopes 8ºC nº7

EBEC disse...

Olá, Jéssica! ;)

Bem-vinda a bordo! :)

Esqueceste-te de explicar porque escolheste essas citações.

Relativamente à primeira, precisamos mesmo que a contextualizes para conseguirmos perceber o seu sentido, não te parece?

Aguardando...

Beijitos! ;)

it

Anónimo disse...

citação: "ela vai nos matar"
Título:"A casa do terror"
Autor STINER R.L.(1997)
Abril/Controljornal Editora,Lda
Linda-a-velha.

7a nº11

Anónimo disse...

Citação:"começou a dançar e a gritar Viva.
Stine R.L.(1997). "BEM-VINDOS À CASA DA MORTE".
Abril/Controljornal Editora, LDA.
Linda-a-Velha

Ana Micaela Almeida
nº1 do 7ºA

Anónimo disse...

Olá, Nobre!
Eu concordo contigo porque ele teve medo de também ser agredido.
Se estivesse no lugar dele falava com o Ernesto para tentar que ele parasse de agredir as pessoas.
Um abraço,
Edge (8ºC, nº16)

Anónimo disse...

Porque para mim são muito sentidas. Ele perdeu o cão e é como se ainda mandasse depois de morto por isso é que tem a moldura vazia. Foi isso que me fez perceber que eram as melhores e porque não consegui escolher entre elas.

Jéssica Lopes 8ºC nº7

Anónimo disse...

Citação:"mais uma palavra e faço - te comer a perna de pau".
Esta BD tem o título de «Astérix e cleópatra».
Escolhi esta citação porque a acho engraçada a forma como ele diz.

Nº5 7ºano turma A.

Anónimo disse...

Citação:" Se o teu peixe fosse fresco nada disto
acontecia".
Escolhi esta citação porque o peixe dele não é fresco e estão sempre a imbirrar com ele.
R.Goscinny
Título " O adivinho ".

Nº3 7ºA

EBEC disse...

Olá, alunos do 7º A! ;)

Que bom ler-vos por aqui!!!! :) :) :)

Há informações que alguns de vós têm de adicionar: autor, ano, local da edição, editora. Não somos adivinhos!!! Vejam, por favor, o exemplo presente no início desta secção.

Alguns de vós têm de substituir a citação, pois não faz qualquer sentido nem convence ninguém a ler o livro. :(

As razões que nos levam a escolher um excerto são, entre outras, as seguintes:
- é importante;
- é divertido;
- informa;
- está bem escrito;
- é surpreendente;
- é embaraçoso;
- é controverso;
- é estimulante;
- é emocionante...

Boa releitura! ;)

it

Anónimo disse...

Francisco Manuel Managil Cabral nº6 7ºano turma:A

eu vim deixar um cumentário sobre o blog e uma sitação de um livro que estou a ler :

1- Acho que o blog está muito bem elaborado e gostava de saber vazer um blog meu.

2- Vou deixar a minha primeira sitação do livro de B.D: O aniversário de Ásterix e Obélix - O
livro de ouro.
escrito por René Goscinny e Albert Uderzo
também dezenhado por Albert Uderzo.

gostaria também de colocar a minha parte favorita do livro
Na minha parte favorita tratasse de mostrar como seriam os gauleses 50 anos depois
em que o filho do serralheiro e o pai estão na oficina á espera que co seu filho acabe a sua enjenhoca e diz:
- oufe lá , rapav... que enjenoca vem a fer effa?
E o filho diz:
-Na boa, pai!Inventei ... uns dentes de ferro para velhadas como tu!

EBEC disse...

Bem-vindo, Francisco ! ;)

Quanto à primeira questão que colocaste, lembra-te que este blogue também é teu. Acabaste de contribuir para a sua elaboração. Logo, estás de parabéns. :) Porém, se quiseres aprender a fazer um blogue teu, é só marcarmos uma hora e dou-te um empurrãozito.

Adorei a tua citação, não lhe resisti e o sorriso saiu-me. :) Bem podias ter apresentado este exemplo na secção "B.D.". Era o que faltava para me convencerem a ler Astérix.

Encontramo-nos por aqui (espero).

Beijocas! ;)

it

Tirina disse...

Allen, S. A.(2008). Jardim Encantado. Alfragide: Quinta Essência.

"Acho que apenas queria que soubesses que entendo como te sentiste quando vieste para aqui aos seis anos. Eu tomei como garantido tudo o que tinha, mas acabei por me aperceber de que esta é a única segurança que alguma vez conheci.[...]"

EBEC disse...

Bons olhos te leiam, Tirina! :)

Algumas dúvidas me assaltaram ao ler a tua citação:

1) Para onde foi a personagem aos seis anos?
2) Porque escolheste esta citação?
3) Em que página do livro surge o excerto?

"Jokas"! ;)

it

Anónimo disse...

Soares, L.D.(2007)seis contos de Eça de Queirós. Lisboa: Terramar

Eram três irmãos pobres, que um dia decidiram ir caça. Tal foi a surpresa deles quando encontram um cofre. No cofre encontrava-se um tesouro, que decidiram parti-lo pelos três. Enquanto o mais velho foi às compras, os irmãos mais novos planeavam mata-lo. E assim foi. Mas de seguida o irmão mais novo matou o do meio. E assim o tesouro ficaria só para o mais novo. Foi ver o que o irmão mais velho tinha comprado, e chamou-lhe a atenção o facto de só haver comida para dois, mas comeu. Assim que comeu percebeu que algo não estava certo, a comida está envenenada. E assim acabaram por morrer os três irmãos por um simples tesouro.

Magui, nº13, 8ºC

Anónimo disse...

Fernandes,F.S. (2008)O Homem Sonae: A gestão segundo Belmiro de Azevedo.Alfragide:Academia do Livro

"Ás vezes, os grandes problemas resolvem-se com os métodos aplicáveis aos pequenos problemas"[…]

EBEC disse...

Olá, Magui! :)

O resumo devia ter sido colocado na secção "Ler e chorar por mais". Quando voltares a colocar um resumo, já sabes.

"Jokinhas"!

it

EBEC disse...

Caro Anónimo,

Queria pedir-lhe duas coisas:

1) a sua identificação (ano, turma, nº), se pertencer à escola onde se está a desenvolver o projecto;

2) a explicitação do motivo da sua escolha.

Obrigada! ;)

it

Tirina disse...

Há uma irmã (no livro) que vive com a mãe mas que, aos seis anos, é abandonada juntamente com a irmã mais nova (a autora da citação) e é a isso que se refere a citação.

Escolhi esta citação porque a irmã mais nova foge de casa e, mais tarde, quando é maltratada pelo marido pensa que o único sítio onde se sente segura é junto à irmã.

Página 205.

EBEC disse...

Olá, Tirina e restantes paricipantes! ;)

É uma citação muito bonita e, simultaneamente, recheada de sofrimento, não vos parece?

Será que também tu, Tirina, tens uma irmã e que te sentes segura junto dela em situações mais penosas?

Às vezes as passagens dos livros que elegemos estão associadas às nossas experiências individuais. Não concordam?

Até já! ;)

it

Tirina disse...

Por acaso também tenho uma irmã mais velha e, apesar de discutir-mos muitas vezes, sinto-me muito segura quando ela está comigo.

EBEC disse...

;)

Pois é... penso que isso acontece à maioria dos irmãos... Eu também tenho dois irmãos mais velhos e sinto exactamente o mesmo quando estou com eles.

;)

it

Anónimo disse...

Titulo do livro: Contos de vampiros

"com esqueiro pegava fogo às mochilas"
Eu escolhi esta citação porque acho malefica e involgar.

"o medo é um perfume tão forte"
Escolhi esta citação porque gosto da maneira como está escrita.

"o meu corpo aqueceu como uma panela de pressão"
eu escolhi esta citação porque gosto da expressão.

7ºano turma A nº5

Anónimo disse...

Título: Contos de vampiros
Citações:
" Aterrorizava as continas ".
Escolhi esta citação porque acho que ninguém era capaz de fazer isso.
" Com o isqueiro pegava fogo ás mochilas ".
Escolhi esta citação porque acho que é uma atitude tão má que fiquei espantado quando ouvi isso.
" Queres levar também ".
Acho que é uma atitude muito má.
7ºA Nº3

Anónimo disse...

francisco nº6 7ºano turma A

vim deixar a sitação das minhas partes favoritas do livro "contos de vampiros".

sitações:

1-"...e com um isqueiro pegava-lhes fogo ás muchilas..."

2-"...quando nos cruzamos com um palhaço que fumava..."

3-"O medo é um perfume tão forte."

4-"Na minha cabeça surgiam imagems terriveis do que faria Ernesto com aquele canivete..."

5-"A lamina decobrio-se na escuridão do tunel, duvido que servi-se para maguar Vlad..."

(não se priocupe está quase a acabar)

6-"...uma figura emerio das sombras à nossa frente, vireime poara trás e adivinhei o vampiro e ouvi um grito sofocante e encontreime sozinho no comboio."

7-"O tio, como vim a descobrir mudou-se para uma aldeia duzentos quilómetros a sul da cidade
e, no dia dos seus 50 anos suicidou-se..."

estas são as minas sitações. fim!

Anónimo disse...

Porque que o livro acabou tao em vão? Começou animado e acabou se "PIMENTA"?
" Vlad o Empalador"

Tânia Miranda 7ºA Nº19

Anónimo disse...

Porque que o tio de Ernesto se suicidou?
Tânia Miranda Nº19 7ºA
"Vlad o Empalador"

Anónimo disse...

Que aconteceu a Ernestro quando Vlad o Empalador o raptou?
Tânia Miranda Nº 19 7ºA

Anónimo disse...

A minha citação é:"Arrepios" acho que esta citação é assustadora e interssante.

Nome do autor do livro: R.L.STINE(199
o titulo do livro é: "A CAVE DO TERROR"

Local do livro: Abril/Controljornal Editora,Lda.
Largo da Lagoa, 15C
2795 Linda-a-Velha

nº16 do 7ºA

EBEC disse...

Olá, Tânia! :)

É bom ler-te por aqui! :) Pena é que estejas perdida... :(

Vá... Para a próxima, espero que entres na sala certa.

Beijocas!;)

it

EBEC disse...

Olá, pessoal! ;)

Então? Não têm nada a dizer sobre as citações escolhidas?

Até já! ;)

Beijocas!

it