sábado, 31 de outubro de 2009

Dois em Um: Lê o livro, leva o filme

Partilha aqui as tuas experiências de leitura de um livro e do visionamento da sua adaptação ao cinema, como farei já de seguida.


"Singularidades de uma rapariga loura"
Um dos contos de Eça de Queirós foi, recentemente, adaptado ao cinema pela câmara de Manoel de Oliveira: "Singularidades  de uma  rapariga loura".

Há uns anos, li este conto de Eça, mas, confesso, que já não me recordava dele. Eis que, no final do Verão passado, foi exibida, nas salas de cinema portuguesas, a sua adaptação. Para me aperceber se havia desvios (gritantes ou melodiosos) relativamente ao texto original, reli o conto aqui. Fiz-me acompanhar, depois, por uma rapariga loura e lá fui eu, embrulhada em dúvidas até às pontas dos cabelos: Não seria  muito parado (crítica, normalmente, lançada a este realizador)?... Não queria que a minha acompanhante, com a vossa idade,  tivesse uma experiência cheia  de picos...



















Felizmente, correu bem. Assistimos ao filme e, com os olhos colados ao écran, como pastilhas elásticas difíceis de descolar... Tivemos direito a pipocas e tudo! :)

Alguns aspectos do conto foram alterados, como o local da confidência, por exemplo. No conto, uma estalagem; no filme, um comboio. Contudo, tais mudanças não comprometeram nem a intriga nem o prazer do receptor.

A não perder, portanto, quer o conto, quer o filme.

Boas experiências! ;)

it


Harry Potter e o Príncipe Misterioso

Uma semana depois de ter acabado de ler o livro Harry Potter e o Príncipe Misterioso, este foi estreado no cinema.



Confesso que fiquei desiludida com o resultado final. Sabia que haveria mudanças, mas nunca imaginei que fossem tantas e, do meu ponto de vista, comprometeram a história em si.  Por exemplo, no filme penso que não se percebe bem a razão do seu nome ("Príncipe Misterioso"), mas, no livro, fala-se no "Príncipe" muitas vezes. No livro também se dá a conhecer o passado da família do Lord Voldemort, mas, no filme, pouco se mostra. Perguntei aos meus amigos, que me tinham acompanhado na ida ao cinema, o que tinham achado do filme e eles disseram-me que não compreendiam algumas partes do mesmo.

Contudo, continuo a gostar tanto dos livros como dos filmes do Harry Potter. Já estou a acabar de ler o Harry Potter e os Talismãs da Morte (o último livro/filme).

Tirina (8º C)

Uma Aventura no Porto

Depois de ler o livro Uma Aventura no Porto, vi a mesma, mas na T.V.. Não fiquei muito desiludida, mas também não fiquei muito contente com  o resultado. Tinha imaginado uma versão diferente... Gosto muito mais de ler do que ver em cinema, pois imagino mais coisas e é muito mais divertido.



Vanokinháá (Nº 26, 8ºC)

O rapaz do pijama às riscas

Li um livro que se chamava O rapaz do pijama às riscas. Até chorei. Era sobre o nazismo. Depois vi o filme e gostei muito. Não tinha tudo e o rapaz judeu era mais feio do que imaginei, mas recomendo.
L

11 comentários:

Tirina disse...

Uma semana depois de ter acabado de ler o livro "Harry Potter e o Príncipe Misterioso", este foi estreado no cinema.

Confesso que fiquei desiludida com o resultado final. Sabia que haveriam mudanças, mas nunca imaginei que fossem tantas e, do meu ponto de vista, comprometeu a história em si. Perguntei aos meus amigos que me tinham acompanhado na ida ao cinema, o que tinham achado do filme e eles disseram-me que não compreendiam algumas partes do mesmo.

Mas continuo a gostar tanto dos livros como dos filmes do "Harry Potter".

EBEC disse...

Olá, Tirina! ;)

Esse não li/vi, mas com este belo aperitivo, não tenho dúvidas que irei lê-lo/vê-lo. :)

Esclarece-nos, por favor. "Dizias" tu:

"Sabia que haveria mudanças, mas nunca imaginei que fossem tantas e, do meu ponto de vista, comprometeu a história em si.".

Queres ser mais explícita? A que mudanças te referes? Queres apresentar alguns exemplos?

Estamos curiosíssimos!

Até já! ;)

it

Tirina disse...

Por exemplo, no filme penso que não se percebe bem a razão do seu nome ("Príncipe Misterioso") mas, no livro, fala-se no "Príncipe" muitas vezes.

No livro também se dá a conhecer o passado da família do Lord Voldemort mas, no filme, pouco se mostra.

Mas apesar disto, já estou a acabar de ler o "Harry Potter e os Talismãs da Morte", (o último livro/filme).

Também há uma cumplicidade entre os ministros do mundo "Muggle" e o do mundo dos feiticeiros.

vanokinháá disse...

Aqui vai a minha opinião...

Depois de ler o livro de "Uma Aventura no Porto"
vi a mesma, mas na Tv., mas não fiquei muito desiludida, mas também não fiquei muito contente pelo resultado. Tinha imaginado uma "versão" diferente... Gosto muito mais de ler do que ver em cinema, pois imagino mais coisas e é muito mais divertido.


:D

Até já...

Está aqui o link http://www.youtube.com/watch?v=GOQPTqJsUkM&feature=related

vanokinháá (~º 26 8ºC)

EBEC disse...

Olá! ;)

Era isso mesmo que falatva, Tirina. :)

Que pena, Vanokinháá! :( O vídeo para que remetes não está em condições. Ainda procurei outros, mas, infelizmente, não encontrei. Vê se consegues encontrar um que esteja em condições.

Beijocas e excelente fim-de-semana! ;)

it

Anónimo disse...

Desculpem mas o filme esta muito bom como o livro so que o filme e como um resumo n vai mustrar td a fundo temos d pensar nisso

aqui vai um bom livro(Formula de Deus) quem gostar de F.Q. vai gostar deste livro

outro muito bom (Rio de flores)este e um livro para prof. Isabel Torres vamos ver adas suas capassidades

quem gosta d ler acoselho (Três dedos de poesia)vai valer apena lerem este livro e muito interssante
nº.. 8ºa

Anónimo disse...

Li um livro que se chamava O rapaz do pijama às risaca. Até chorei. Era sobre o nazismo. Depois vi o filme e gostei muito. Não tinha tudo e o rapaz nazi era mais feio do que imaginei mas recomendo.

L

Anónimo disse...

Li um livro que se chamava O rapaz do pijama às risaca. Até chorei. Era sobre o nazismo. Depois vi o filme e gostei muito. Não tinha tudo e o rapaz nazi era mais feio do que imaginei mas recomendo.

L

Anónimo disse...

Li um livro que se chamava O rapaz do pijama às risaca. Até chorei. Era sobre o nazismo. Depois vi o filme e gostei muito. Não tinha tudo e o rapaz nazi era mais feio do que imaginei mas recomendo.

L

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EBEC disse...

Olá, L (de leitor? de louco? de lisboeta?...)!

Podias destapar um bocadinho a tua identidade, não?

Bem... Devo dizer-te que concordo, inteiramente, contigo.

Há já algum tempo, também li este livro. Li-o a par, como gosto tanto de fazer e, infelizmente, raramente faço. Em tempos, com um dos meus melhores amigos costumava fazê-lo: ora lia ele, ora lia eu. Como tenho saudades desses tempos e desse meu amigo!

Bem... Voltemos ao livro em questão. Foi num fim-de-semana, numa casa de praia. Estava eu, uma sobrinha e o meu marido. A praia fica mesmo ali ao lado, mas o livro encantou-nos de tal forma... Pois é... só depois de terminado o nosso encontro com todas as suas páginas, fomos dar um mergulhito. Há livros assim. Não conseguimos deixá-los, enquanto não chegamos à última paragem, quero dizer, à última página.

Mais tarde, o filme chegou às salas de cinema. Lá fui eu, com a minha companheira de viagem... e foi tão bom, apesar do fim trágico do livro/filme!

Quem mais leu e/ou viu o filme?

Beijocas e continuação de boas leituras! ;)

it