terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ler e chorar por mais


Souad. (2005). Queimada Viva. Porto: Edições ASA.


Prós:
Este livro é o relato verídico da vida de Souad. É a história da vida de muitas raparigas que nasceram e morreram na Cijordânia.
Contras:
É uma história muito chocante. Com educações tão extremas que nunca imaginámos.


Resumo:
Na aldeia de Souad, todas as raparigas têm de andar de cabeça baixa. Não podem falar com rapazes, nem sequer podem olhar para eles. Caso isto suceda, são chamadas "charmutas" (prostitutas). São espancadas a toda a hora e por qualquer razão. Apenas podem andar direitas quando casam mas, ainda assim, podem continuar a ser espancadas pelos maridos. Quando as raparigas desonravam a família, tinham de ser mortas. Souad viu uma das irmãs ser morta pelo próprio irmão. Viu a mãe asfixiar bebés raparigas, para não terem de sofrer.

Um dia, Souad apaixonou-se e teve relações às escondidas com o vizinho do lado, pensando que este a ia pedir em casamento. Enganou-se. Quando ela engravidou, ele foi-se embora. Tinha desonrado a família. Quando menos esperava, o cunhado de Souad incendiou-a. Porém, para desgosto da família, ela sobreviveu.

No hospital, a mãe de Souad tentou envenená-la e ninguém lhe dava de comer ou de beber.

Souad teve Marouan, o seu filho, no hospital, e, graças a uma mulher chamada Jacqueline, foi transportada com Marouan para a Suíça, onde foi tratada como sempre devia ter sido.

Abandonou o filho para trabalhar e, depois de ter a vida estável, casou, teve duas filhas, Laetita e Nádia, e, mais tarde, reencontrou Maouran.

Apesar de a sua vida ter melhorado, tem de ter cuidado porque o "atentado" à honra da sua família é um "crime " que ainda não prescreveu.

Tirina (8º C, nº 4)



Maguire, T. (2008). Não digas nada à mamã. Porto: Edições ASA.
"[...] A mão nas minhas costas desceu um pouco mais e depois moveu-se suavemente para as minhas pernas. Avançou até à bainha da minha saia e eu senti a mesma mão calejada, que um ano antes me tinha espancado furiosamente, deslizar sobre o meu joelho" (p. 49)

Prós:
Não digas nada à mamã é o relato verídico e tocante da pior das traições que, hoje em dia, se passa muito na nossa sociedade. É uma história de coragem e que eu recomendo que leiam!!!
Contras:
Nada a assinalar.

Resumo:
Toni tinha apenas seis anos quando o pai teve a sua primeira atitude obscena. A pequena Toni arranjou coragem para contar à sua mãe o que tinha acontecido, certa de que esta traria a normalidade de volta à sua vida. Porém, a mãe fez o impensável, disse-lhe para nunca mais falar nesse assunto. Quando os abusos se intensificaram, o pai ameaçou-a. Toni estava proibida de contar à mãe ou a qualquer outra pessoa. Aquele pesadelo teria de permanecer "o nosso segredo". Aos catorze anos, Toni engravidou do pai e partilhou, pela primeira vez, o seu terrível segredo. Contudo, tal como o pai previra, todos a culparam. Apesar de o pai ter sido preso, a jovem continuou a sofrer: quase morreu devido a um aborto e foi cruelmente julgada e rejeitada pela família, professores e amigos. Após um período de profunda depressão, Toni enfrentou a única verdade na sua vida: para poder aspirar à felicidade, teria de contar apenas consigo própria.

kata (8ºC, nº 3)



Allen, S. A. (2008). O Jardim Encantado. Alfragide: Quinta Essência.


"Acho que apenas queria que soubesses que entendo como te sentiste quando vieste para aqui aos seis anos. Eu tomei como garantido tudo o que tinha, mas acabei por me aperceber de que esta é a única segurança que alguma vez conheci. [...]" (p. 205)
 
 
 
Prós:
Este é um romance mágico, onde tudo pode acontecer, desde macieiras com sentimentos, flores comestíveis e muito mais.
Contras:
Nada a assinalar.
Resumo:
Claire era uma rapariga que vivia com a mãe. Sendo pobre, a mãe de Claire roubava e encontrava-se com vários homens. Mais tarde, nasceu Sidney, a irmã de Claire e, como a mãe de Claire não queria que a bebé passasse pelo que a mais velha passara, abandonou-as, em casa da avó. Sidney sempre achara que a mãe era uma mulher muito boa e, por isso, decidiu fugir de casa e viajar. Casava, roubava o dinheiro ao marido e viajava para outro lugar, mudando a sua identidade. Mas, um dia, engravidou e então achou que seria altura de assentar. Quando menos esperara o marido de Sidney, começou a bater-lhe e então esta viu-se obrigada a fugir com a sua filha Bay. Decidiu voltar para a casa da avó, onde a sua irmã mais velha, Claire, ainda morava. Quando lá chegaram depararam-se com uma macieira com maçãs muito poderosas e com uma velha amiga com um poder muito estranho, mas útil. Claire tinha-se tornado numa mulher com medo de tudo o que pudesse partir, pois tinha perdido a mãe, a irmã e a avó. Mas com a ajuda de Sidney e Tyler, Claire aprendeu a ultrapassar o seu maior medo. Naquela velha, mas grande, casa, Claire e Sidney descobrem o amor verdadeiro.

Tirina (8º C, nº 4)



Soares, L.D. (2007). Seis Contos de Eça de Queirós. Lisboa: Terramar.

"O Tesouro"
"De tanta miséria tornaram-se bravos como lobos!"

Prós:
Ilustra bem o provérbio "Quem tudo quer, tudo perde.".
Contras:
Nada a assinalar.



Resumo:
     Havia três irmãos, Rui, Guanes e Rostabal, que eram os fidalgos mais pobres do reino. Devido a tanta miséria tornaram-se muito bravos.

     Numa manhã, os três irmãos iam caçar, quando encontraram, numa cova de uma rocha, um tesouro (tinha três fechaduras e três chaves). Abriram-no e estava cheio de ouro.
     Como era muito ouro, não conseguiam carregá-lo e resolveram que Guanes iria à aldeia comprar algo para o transportar.
     Os outros decidiram tentar matar Guanes, por ser esgoísta, doente e gastador. E assim aconteceu, mas, quando Rostabal se estava a limpar do sangue de Guanes, Rui matou-o também.
     Ora, com os dois irmãos mortos, poderia disfrutar do ouro e da comida. Contudo, quando estava a beber o seu belo vinho, apercebeu-se de que era veneno. De facto, Guanes também tivera a mesma ideia que os irmãos.
      Assim, morreram os três irmãos e o tesouro continua no seu lugar e sem dono.

Patriciiáá (8º C, nº 1)


Cast, P.C., & Cast, K.(2009). Marcada. Viseu: Edições Saídas de Emergência.

"Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem." (p. 48) 

Prós:
O livro que estou a ler (Marcada) é muito interessante para quem gosta de leitura fantástica, que inclua vampiros (o que entra neste livro), feiticeiros, fadas e lobisomens.

Contras:
Nada a assinalar.



Resumo:
      Zoey era uma rapariga vulgar, como tantas outras de 16 anos, mas sabia que, lá no fundo, tinha alguma coisa de especial. Um dia foi “marcada” pelo "caça-cabeças".
      Os humanos que os vampiros "marcam" como especiais entram na casa da noite, uma casa onde se preparam para se transformarem em vampiros ou morrem, se o corpo rejeitar a mudança.
      Zoey, apesar do medo, considerava que ter sido “marcada” fora uma verdadeira bênção, já que ela nunca se tinha encaixado no mundo dos humanos e esperava que a sua ida para a casa da noite mudasse isso.
      Porém, enganou-se. Nada mudou e ela é especial. É diferente dos restantes jovens que também foram marcados. Ao contrário dos outros, que só têm o contorno, ela tem a sua marca (uma meia lua) preenchida com azul-turquesa. Assim, ela sente-se posta de lado outra vez, mas isso mudará quando ela começar a ter mais confiança nela própria, com a ajuda da sua gata Nala e quando descobrir que tem poderes fantásticos nunca antes vistos numa iniciada, ou até numa vampira adulta.


Baixinháá (8ºC, Nº 24)

85 comentários:

EBEC disse...

Baixinha,

Estás mesmo na moda!!!! :)

Na verdade, hoje, encontramos em destaque, nas livrarias, inúmeros livros sobre vampiros. Na última edição da revista "Os meus livros" (devia estar em itálico, mas aqui não é possível), por exemplo, dava-se conta de uma série de obras subordinadas a essa temática. Surgia, mesmo, uma entrevista titulada "Entrevista sobre a vampira"...

Se quiserem, posso levar-vos.

Beijocas! ;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Sim ! Obrigado por pôr o meu resumo e o livro que estou a ler em destaque.

Mas porquê o meu ?

Fico á espera da resposta !


Baixinha 8ºC, nº24

@ Baixinhaa ' disse...

A página da citãção preferida é 48.


Baixinha 8ºC, Nº24

EBEC disse...

Olá, Baixinha! ;)

Tens de ler com mais atenção as mensagens deste blogue! :(

Quando estás presencialmente com os outros, ouves o que eles dizem e, depois, intervéns de forma pertinente. O processo aqui é o mesmo. Lemos, primeiramente, com atenção, o que os outros escrevem e deixamos a nossa mensagem, que deve surgir na sequência do que os outros registam.

Fico, pois, à espera de melhores comentários. ;)

Beijocas! Lêmo-nos por aqui.

it

P.S.: Estou certa que tu própria já respondeste à questão por ti colocada.

@ Baixinhaa ' disse...

Não !!

Ainda não cheguei lá

Baixinhaa 8ºC, nº24

EBEC disse...

Olá, Baixinha! ;)

Então não foste tu a única a colocar aqui o resumo de um livro? Ou estou enganada?! LOL

Descansa, rapariga! Ficou muito bem, não te parece?

Vou já adicionar o número da página.

Fica bem.

"Jokas"! :)

it

Unknown disse...

Olá baixinha ! Adoro o livro que estás a ler :D
Nao é da mesma autora do CREPUSCulo ??
Beijinhos :D
Denise 8ºA

EBEC disse...

Bem-vinda, Denise! ;)

Já leste algum dos dois (Marcada ou Crepúsculo - leia-se em itálico)?

Dá-nos um cheirinho!

Até já! ;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Não denise não é da mesma autora !!

;)

Baixinháá 8ºC, nº24

@ Baixinhaa ' disse...

Eu já it os dois :D

Baixinháá 8ºC, nº24

Kiddid disse...

Bem...
Eu não gosto de ler por isso...
A unica coisa que eu vo dizer e...
nada! - -"
(8ºA, nº8)

EBEC disse...

Bons olhos te leiam, Kiddid! :)

Talvez a Denise e/ou a Baixinha te consigam convencer...

Denise e Baixinha, mãos às teclas! ;)

Beijocas e até breve! ;)

it

Sara disse...

oláá....
Stora eu gostava mt que levasse para a aula de portugues aquilo que propos á susana, a entrevista sobre vampiros ia ser mt giro....

B`jinhos....

Sara nº22
8ºC

Nobre +.+ disse...

fiquei curioso para ler isto baixinha...

o livro pareçe ser muito interessante com essas cenas dos vampiros e tal ainda hei de exprementar isso

Nobre nº17 8ºC

Tirina disse...

Para a susana ler este livro só podia falar de vampiros !! lol .. Também achei o livro interessante.

EBEC disse...

Olá, Sara, Nobre e Tirina! ;) Que bom encontrar-vos por aqui! :)

Sara, na segunda-feira, levarei, então, a revista com a entrevista intitulada "Entrevista sobre a vampira". ;)

Nobre, o que queres experimentar?! "Cenas de vampiros"?!!!!!

Tirina, porque dizes que achaste o livro interessante?

Até já! ;)

it

Nobre +.+ disse...

Cara IT o que quero exprimentar é o livro... pareçeu-me muito interessante, por acaso eu que nem gosto lá muito dos livros assim deste género...

8ºC nº17

EBEC disse...

Querido Nobre,

Desculpa, mas parecia que querias experimentar "cenas de vampiros"... LOL

Vou contar-te um segredo: eu também nunca tinha lido um livro deste género (fantástico).

Contudo, fiquei curiosa e resolvi ir comprar um (Contos de vampiros - leia-se em itálico -), da autoria de diversos escritores, entre os quais se conta João Tordo, Rui Zink, Miguel Esteves Cardoso, José Eduardo Agualusa, Hélia Correia.

Já li o de Miguel Esteves Cardoso e estou a ler, agora, o de João Tordo, escritor que foi, recentemente, premiado.

Depois, se quiseres, levo e empresto-te.

Beijocas! ;)

it

Nobre +.+ disse...

Lol sem problema it eu fiquei na mesma depois de ler fiquei com essa ideia =D

bem se a it não se importar eu nao recuso porque pareçe ser mesmo giro o livro que a it esáa a falar eu já li um pouco do resumo e está 5*

Nobre 8ºC nº17

EBEC disse...

Nobre,

Fica, então, combinado. Logo que acabe de lê-lo, levo-o para ti.

Fiquei curiosa... Onde leste o resumo?

Beijocas!

it

Nobre +.+ disse...

procurei na net e vi num site qualquer vou ver se encontro e já meto aqui :)

Nobre +.+ disse...

Infelizmente não consigo encontrar o site :S

peço desculpa a todos =(

8ºC nº17

Tirina disse...

Eu achei este livro interessante porque adoro livros fantásticos, ou qualquer outro, desde que seja sobre sobrenatural, magia ou fantasia.

@ Baixinhaa ' disse...

Poiis todos gostam do que eu leio! LOL
Sei escolher bem !!
SE tiverem interessados posso fazer uma apresentação, mas só se quiseres!
@@ Querem ?? -> RESPONDAM ! ^^)

Baixinháá (8ºC nº24)

@ Baixinhaa ' disse...

Por isso já sabem !! Prenda de Natal ?? Um livro ( leitura fantástica )


Bem ! Já sabem o que quero não têm desculpa ! :P

Baixinháá' 8ºC, nº24

EBEC disse...

Tirina,

Escreveste: "[...] adoro livros fantásticos, ou qualquer outro, desde que seja sobre sobrenatural, magia ou fantasia."

O que te atrai neste tipo de livros? Apresenta exemplos concretos para percebermos exactamente a que te referes.

Até já! ;)

it

Nobre +.+ disse...

Baixinha tu não merexes prenda nem nada hahaha =)

It qual o seu tipo de livros preferidos?

EBEC disse...

Boa pergunta, Nobre...

Não sou muito esquisita... Para facilitar, vou referir, antes, aqueles livros que não aprecio particularmente: históricos, religiosos e de ficção científica.

E tu? Que género de livros preferes?

Até já! ;)

@ Baixinhaa ' disse...

Sei lá Pet' Pet' eu gosto de tudo que possa ou não ser verdade !! Como:

* Harry Potter
* Crepúsuclo

Assim estes estás a ver !

Baixinháá 8ºC nº24

Nobre +.+ disse...

bem tenho de me despachar porque tou quase a me ir embora e só arranjei este tempinho pa cá vir..

IT dos livros que tenho lido são as BD mas o que me está a despertar para a leitura são os: Policiais, "coisas do Além" , Aventura, acção e mais uns =)

@ Baixinhaa ' disse...

Pois concordo plenamente com o Nobre!

EBEC disse...

;)

Óptimo! :)

Assim, podem discutir, com mais entusiasmo, os livros que forem lendo.

;)

it

P.S.: Baixinha, penso que te refrias ao facto de também te estarem a despertar mais interesse os «Policiais, "coisas do Além" , Aventura, acção».

Ivan Ivanov disse...

Cara "IT", Isabel, não há melhor do q a leitura, mesmo que não passa do "Diário da republica"... diariamente.Gosto muito de ler.Nesta altura estou com um, na mesa de cabeceira, " Conduzir as relações interpessoais difíceis" de Editora Harvard Business. Não é traduzido em português, mas vou encomendar toda a colecção.Será e é útil para o meu trabalho.
Caros alunos, fico muito contente q visitem este sítio e partilham opiniões com a vossa professora.
Um forte abraço para todos e um beijo para IT. Continuam e ler.
Ivan Ivanov

EBEC disse...

Muito obrigada, Ivan! :)

Estou certa que todos os membros deste clube estão muito contentes por te ler por aqui! :)

Continuação de excelentes leituras e óptimas relações interpessoais, como aquelas que tentamos regar, diariamente, no Agrupamento (presencial e virtual) de Escolas Marvila.

Um abraço! ;)

it

P.S.: Ficamos à espera de mais visitas...

@ Baixinhaa ' disse...

Sim referia-me a isso
:)

Baixinháá 8ºC nº24

@ Baixinhaa ' disse...

Estou a ler um livro agora também muito interessante podia fazer um resumo se estivesse a meio mas ainda não percebi o sentido da história. Mas ... já tenho a minha citação preferida e acho que a it vai gostar!!

Baixinháá 8ºC nº24

EBEC disse...

Bem-vinda, Bibliovampira! ;)

Estou certa que todos estão curiosos por saber qual o livro que estás a ler e qual a citação preferida a que te referes, mas não neste espaço.

Dirige-te à sala "Páginas Dobradas" e coloca lá essa informação.

Somos todos olhos!!! LOL

;)

it

P.S.: Só eu é que vou gostar?!!!!!!

@ Baixinhaa ' disse...

Talvez! Eu não sei explicar a citação mas achei-a quando sentida e muito querida :).

Baixinháá 8ºC nº 24

EBEC disse...

;)

Vai lá colocá-la em "Páginas Dobradas"!

Estamos a morrer de curiosidade!!!!

;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Estamos ? !! :S Acho que só está a it :P !

Baixinháá 8ºC nº 24

EBEC disse...

LOL

Isso é hoje... Amanhã, têm teste, não é? É natural que andem fugidos...

Tu também estás pouco atenta às novidades, mas não posso dizer mais nada...

Vá, beijocas!

Espero-te ali ao lado, no largo das "Páginas Dobradas".

Até já! ;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Sim nas "Páginas Dobradas"! Mas nós também só temos teste na terça-feira.

Kiss! :)

Baixinháá 8ºC nº 24

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EBEC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@ Baixinhaa ' disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EBEC disse...

Caros participantes,

Aqui, não são permitidos insultos, pelo que as mensagens passarão a ser supervisionadas e só depois publicadas ou não.

Lamento, profundamente, que haja necessidade do "lápis azul"! :(

Estou certa que tais condutas não voltarão a ocorrer.

Beijocas! ;)

it

@ Baixinhaa ' disse...

Desculpe mas ele enervou-me !

Sorry !


Baixinha 8ºC, nº24

EBEC disse...

Olá, Baixinha! ;)

Às vezes, temos de contar até 100, para não perdermos a compostura.

Ser baixinha fisicamente até tem graça! Como diz o ditado, "A mulher e a sardinha querem-se pequenina".

Ser baixinha moralmente é que não quero que sejas... Aliás, este pedido de desculpa mostra bem que o não és.

Beijoca grande para uma baixinha alta... LOL

it

@ Baixinhaa ' disse...

LOL ! Sim essa é boa ... "baixa alta"

Baixinháá 8ºC nº 24

Patríciinháá disse...

Bem baixinha aquele livro é sem dúvida demais!!
Adorava lê-lo...
Achas que quando acabares me podes emprestar??

Obrigada!!

Patríciinháá Nº1 8ºC

Patríciinháá disse...

Só uma coisinha eu fiquei na dúvida de onde é que é para pôr o resumo do livro "Seis Contos de Eça de Queirós"!!
Será que me podia dizer s'tora s.f.f.!!

Obrigada e beijinhos para todos!! ;)

Patríciinháá 8ºC Nº1

EBEC disse...

Olá, Patriciinháá! :)

Estás no sítio certo! :) É mesmo aqui que deves deixar o teu resumo.

Faz como a Baixinha, que, além do resumo, deixou também uma apreciação do livro (prós e contras). Não te esqueças, igualmente, da citação da parte preferida. Para o fazeres podes recorrer a http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/queiros4.htm.

Ate já! ;)

it

Sara Fernandes disse...

Havia três irmãos muito pobres. Num certo dia foram juntos á mata para encontrar comida, e enquanto procuravam, encontraram um tesouro.
Um deles foi ás compras enquanto os outros dois estavam a guardar o tesouro e a planear matá-losó para ficarem os dois com o dinheiro, mas o irmão também matou o outro, ficando só ele com o dinheiro. Quando ele foi comer o que o irmão trouxe das compras, acabou por beber veneno, que ele trouxera para matá-los, e acabou por morrer também.

Soares, L.D (2007) "Seis contos de Eça de Queiroz". Lisboa: Terramar


Sara Fernandes nº22 8ºc

Tirina disse...

it, quem quiser escrever o resumo de um livro temos de pôr os prós e contras ?

Patríciinháá disse...

Mt obrigada ;)

Indicação Biliográfica:
-Soares,L.D.(2007) "Seis Contos de Eça de Queirós". Lisboa: Terramar

Resumo:
Haviam 3 irmãos, Rui, Guanes e Rostabal, que eram os fidalgos mais pobres do reino! De tanta miséria tornaram-se mais bravos que os lobos!
Numa manhã, os 3 irmãos iam caçar, quando encontraram numa cova de uma rocha, um tesouro (tinha 3 fechaduras e 3 chaves), abriram-no e estava cheio de ouro!
Como eram muito ouro, não conseguiam carregá-lo e resolveram que Guanes fosse à aldeia.
Os outros decidiram tentar matar Guanes, por ser esgoísta. E assim aconteceu, mas, quando Rostabal se estava a limpar do sangue de Guanes Rui matou-o também!
Ora, com os dois irmãos mortos, poderia disfrutar do ouro e da comida; mas quando estava a beber o seu belo vinho apercebeu-se de que era veneno! De facto Guanes também tinha a mesma ideia que os irmãos!
Por fim morreram os 3 irmãos e o tesouro continuava no seu lugar e sem dono!

Quem tudo quer, tudo perde!

A citação q mais gostei foi: "De tanta miséria tornaram-se bravos como lobos!"
Significa q eram mesmo maus...ao ponto de matarem os seus irmãos afim de ficar com o ouro!

vanokinháá disse...

oláá pessoal aqui vai o meu resume dos contos de Eça de Queirós... Será que está grande oh meu deus mando ou não... Que faxo... Ok pronto vou mandar... Aqui vai resumo...

Soades L. D. (2007): "Seis contos de Eça de Queirós".Lisboa: Terramar

Resumo do conto
"O Tesouro"

Três irmãos pobres que foram apanhar comida, pois não tinham.
Os três encontraram um tesouro e esse tesouro tinha três chaves.
Os irmãos chamavam-se Guanes, Rui e Rostabal.
Rostabal e Rui mandaram o irmão à aldeia buscar comida e planearam matalo quando regressou da aldeia assim aconteceu mataram-no.
Mas Rui matou o irmão Rostabal traiu-o.
Quando foi buscar a bebida e a comida que o irmão tinha trazido da aldeia reparou que ele só tinha no saco duas garrafas, mas não ligou e bebeu. Um tempo depois morreu envenenado
Acabando assim sem ninguém ficar com o tesouro, pois queriam todos ficar com eles, mas não o queriam partilhar, eram egoístas.

=) :D

Adeus espero que critique ou que digan cisas boas.

Vamos lá ver como isto corre...
Ai que nervos será que está bem.... :D

it não sejas dura...

LOL sorriam...

EBEC disse...

Citando Tirina:

"it, quem quiser escrever o resumo de um livro tem de pôr os prós e contras?".

Sim, Tirina.

B'jito! ;)

it

vanokinháá disse...

Desculpem mas a citacão é
Soades L. D. (2007): "Seis contos de Eça de Queirós".Lisboa: Terramar

Xau

vanokinháá 8ºc nº26

EBEC disse...

Olá, Vanokinháá e restante pessoal!

Cá estou eu outra vez. ;)

Regressei "dura", Vanokinháá?! LOL

Fiquei muito contente por perceber que já (quase) sabem apresentar a referência bibliográfica. Se a relerem, verificarão que em alguns casos encontrarão erros.

Uma sugestão: em vez de colocarem os títulos entre aspas, dado que aqui não conseguimos colocar em itálico, registem à frente do título [em itálico].

Citando Vanokinháá:

"Ai que nervos será que está bem.... :D

it não sejas dura...".

Ai que nervos!!! :( Digo eu, agora. Será que a menina releu o que escreveu?!!! Não me parece!!!

Se a nível de conteúdo o resumo está bom (ainda que desordenado), o mesmo não se pode dizer relativamente à expressão escrita. Nada que uma releitura e reescrita não resolva. Não lhe parece?!

"Beijokinhas"!

it

Tirina disse...

Soares, L.D. (2007). "Seis contos de Eça de Queirós. Lisboa: Terramar.

Resumo:

Três irmãos muito pobres, Rui, Guanes e Rostabal, enquanto caçavam, encontraram um cofre cheio de moedas de ouro.
Como o tinham encontrado juntos, ficou decidido que o tesouro seria dividido.
Enquanto Guanes ia às compras, os outros dois combinaram matá-lo. Assim que Guanes chegou foi morto. De seguida, Rui matou Rostabal e assim o tesouro ficou só para ele.
Mas, quando foi beber o que Guanes lhe tinha trazido, morreu , envenenado.
Assim, nenhum dos irmãos ficou com o tesouro.

Tirina disse...

Allen,S. A.(2008)."O Jardim Encantado". Alfragide: Quinta Essência.

Prós:
Este é um romance mágico, onde tudo pode acontecer, desde macieiras com sentimentos, flores comestíveis e muito mais.

Contras:
Nada a assinalar.

Resumo:
Claire é uma rapariga que vive com a mãe. Sendo pobre, a mãe de Claire roubava e encontrava-se com vários homens.
Mais tarde, nasceu Sidney, a irmã de Claire e, como a mãe de Claire não queria que a bebé passa-se pelo que a mais velha passou, abandono-as, em casa da avó.
Sidney sempre achara que a mãe era uma mulher muito boa e por isso, decidiu fugir de casa e viajar. Casava, roubava o dinheiro ao marido e viajava para outro lugar, mudando a sua identidade. Mas, um dia, engravidou e então achou que seria altura de assentar. Quando menos esperara o marido de Sidney, começou a bater-lhe e então esta viu-se obrigada a fugir com a sua filha Bay. Decidiu voltar para a casa da avó onde, a sua irmã mais velha, Claire, ainda morava.
Quando lá chegaram depararam-se com uma macieira com maçãs muito poderosas e com uma velha amiga com um poder muito estranho, mas útil.
Claire tinha-se tornado numa mulher com medo de tudo o que pudesse ir embora, pois tinha perdido a mãe, a irmã e a avó. Mas com a ajuda de Sidney e Tyler, Claire aprende a ultrapassar o seu maior medo.
Naquela velha, mas grande casa, Claire e Sidney descobrem o amor verdadeiro.

***kata*** disse...

Soares L. D. (2007): "Seis contos de Eça de Queirós"[em itálico].Lisboa: Terramar


Três irmãos muito pobres, Rui, Guanes e Rostabal, foram até ao bosque procurarem comida, mas em vez disso encontraram um cofre cheio de moedas de ouro.
Como o cofre estava cheio, não conseguiam levalo para casa, por isso decidirão que Guanes fosse até à aldeia fazer compras.
Rui e Rostabal combinaram entre eles matarem Guanes porque diziam que era dinheiro mal gasto porque ele era egoísta.
E assim foi.
Quando Rostabal matou o Guanes, Rui matou-o de seguida.
Com os dois irmãos mortos podia ficar com o tesouro só para ele, mas quando estava a beber o vinho que tinham comprado apercebeu-se de que estava envenenado e acabou por morrer também.


EXPERO K Ñ EXTEJA MTO MAL xD

BJZ**********

***KATA*** 8ºC Nº3

***kata*** disse...

Maguire, T.(2008)"Não Digas Nada à Mamã". Porto: Edições ASA

NÃO DIGAS NADA A MAMÃ é o relato verídico e tocante da pior das traições que hoje em dia muito se passa na nossa sociedade;
uma historia de coragem e que eu recomendo a lerem!!!


resumo:

Toni tinha apenas seis anos quando o seu mundo ruiu.
Quando o pai teve a sua primeira atitude obscena, a pequena Toni arranjou coragem para contar a sua mãe o que tinha acontecido, certa de que esta traria a normalidade de volta á sua vida. Mas a mãe fez o impensável, disse-lhe:
-para nunca mais falar nesse assunto!!!
Quando os abusos se intensificaram, o pai ameaçou-a. Toni estava proibida de contar à mãe ou a qualquer outra pessoa. Aquele pesadelo teria de permanecer " o nosso segredo".
Aos quatorze anos, Toni engravidou do pai e partilhou pela primeira vez o seu terrível segredo. Mas, tal como o pai previra, todos a culparam. Apesar de o pai ter sido preso, a jovem continuou a sofrer: quase morreu devido a um aborto, e foi cruelmente julgada e rejeitada pela família, professores e amigos.
Após um período de profunda depressão, Toni enfrentou a única e verdade na sua vida: para poder aspirar à felicidade, teria de contar apenas consigo própria.


***kata*** 8ºc nº3

EBEC disse...

Olá, Kata! ;)

É bom ler-te por aqui! :) :) :)

Não podes colocar aqui a tua citação preferida e o motivo da sua eleição? Era excelente... Não te esqueças de indicar a página em que aparece.

Da próxima vez que apresentarem os vossos resumos, por favor, façam-no com as vossas próprias palavras. Se não, parece que não leram o livro...

Beijocas!

it

P.S.: O livro não é muito "pesado" para adolescentes?

Tirina disse...

Souad. (2005). "Queimada Viva". Porto: Edições ASA.

Prós:
Este livro é o relato vedrídico da vida de Souad. É a história da vida de muitas raparigas que nasceram e morreram na Cijordânia.

Contras:
É uma história muito chocante. Com educações tão extremas que nunca imaginámos.

Resumo:
Na aldeia de Souad, todas as raparigas têm de andar de cabeça baixa. Não podem falar com rapazes, nem sequer podem olhar para eles. Caso isto se suceda, são chamadas "charmutas" (prostitutas). São espancadas a toda a hora e por qualquer razão. Apenas podem andar direitas quando casam mas, ainda assim, podem continuar a ser espancadas pelos maridos.
Quando as raparigas desonravam a família, tinham de ser mortas. Souad viu uma das irmãs ser morta pelo próprio irmão. Viu a mãe asfixiar bebés raparigas, para não terem de sofrer.
Um dia, Souad apaixonou-se e teve relações às escondidas, com o vizinho do lado, pensando que este a ia pedir em casamento. Enganou-se. Quando ela engravidou, ele foi-se embora.
Tinha desonrado a família. Um dia, quando menos esperava, o cunhado de Souad incendiou-a. Mas, para desgosto da família, ela sobreviveu.
No hospital, a mãe de Souad tentou envenená-la e ninguém lhe dava de comer ou de beber.
Souad teve Marouan, o seu filho no hospital mas, graças a uma mulher chamada Jacqueline, foi transportada com Marouan para a Suiça, onde foi tratada como sempre devia ter sido.
Abandonou o filho para trabalhar e, depois de ter a vida estável, casou, teve duas filhas, Laetita e Nadia e, mais tarde, reencontrou Maouran.
Apesar de a sua vida ter melhorado, tem de ter cuidado porque o "atentado" à honra da sua família é um "crime " que ainda não prescreveu.

EBEC disse...

Olá, Tirina, a leitora turbo! ;)

Esse teu ritmo de leitura é mesmo real?

Bem... estou, verdadeiramente, impressionada!!! :) Vê lá se passas esse vírus lá na escola.

Já imaginaram o que seria termos uma Sala de Isolamento cheia de "leitores febris"?! LOL

Deixa aqui a citação preferida com a respectiva página, pode ser?

Um pedido para todos: comentem, coloquem questões relativas ao que os outros escrevem...

O que é giro é conversarmos uns com os outros. Não quero, aqui, ninguém de costas voltadas!!!

Sou toda olhos!!!! ;)

it

***kata*** disse...

Para mim ñ é mto pexado pk goxto dxte tipo de livrox xD

Mx perxebo k há pexoax k ñ goxtem xD


bjinhux******

Anónimo disse...

DESCULPEM Ñ TER POSTO AS CITAÇÕES DO LIVRO XD
AKI VÃO ELAS XD.




Uma das citações que mais me chocou no livro "Não Digas Nada à Mamã" foram:

"(...) A mão nas minhas costas desceu um pouco mais e depois moveu-se suavemente para as minhas pernas. Avançou até à bainha da minha saia e eu senti a mesma mão calejada, que um ano antes me tinha espancado furiosamente, deslizar sobre o meu joelho", que se encontra na página 49.

Escolhi esta citação do livro, porque é incrível como crianças de apenas 6 anos são abusadas pelos próprios pais durante anos e ninguém faz nada nem acreditam nelas.


***KATA*** 8ºC Nº3

BJZ*********

EBEC disse...

Kata,

Desculpa ter colocado apenas uma das citações por ti apresentada, mas a segunda pareceu-me poder chocar alguém.

Beijoca! ;)

it

Titinha disse...

-Soares,L.D.(2007) "Seis Contos de Eça de Queirós". Lisboa: Terramar

Resumo:
Haviam 3 irmãos, Rui, Guanes e Rostabal, que eram os fidalgos mais pobres do reino! De tanta miséria ficaram mais bravos que os lobos.Numa manhã os três irmãos resolveram ir caçar, quando encontraram numa cova de uma rocha um tesouro que tinha 3 fechaduras e 3 chaves. Abriram-no e estava cheio de ouro.
Como era muito ouro OS irmãos não conseguiam carregar o cofre com o ouro, foi então que resolveram que Guanes fosse à aldeia.
Os outros decidiram tentar matar Guanes, por este ser esgoísta e pelo facto de naquela mesma manhã não ter aceitado muito bem o facto de ir caçar e pelo infeliz facto de estar doente. E assim aconteceu, mas, quando Rostabal se estava a limpar do sangue de Guanes Rui matou-o também!
Ora, com os dois irmãos mortos, poderia disfrutar do ouro e da comida; mas quando estava a beber o seu belo vinho apercebeu-se de que era veneno! De facto Guanes também tinha a mesma ideia que os irmãos!
Por fim morreram os 3 irmãos e o tesouro continuava no seu lugar e sem dono!

A citação que mais gostei foi:"Tornaram-se maus como lobos", pois nesta pequena citação consegue-se perceber a "frieza" dos irmãos ao ponto de se matarem uns aos outros pelo simples valor do ouro(que para eles era muito), mas para mim o que mais conta não é o valor dos objectos mas sim dos sentimento e do amor...!!


Espero que tenham gostado e que pensem como euu!!

Beijocas

Titinha, 8ºC, nº20

Luís ॐ disse...

Soares, L.D.(2007).Seis contos de Eça de Queirós.Lisboa:Terramar(devia ser sublinhado)

Os três irmãos Rui, Guanes e Rostabal eram os fidalgos mais pobres do Reino das Astúrias.
Numa manhã decidiram ir à caça e encontraram um cofre com 3 fechaduras e cada fechadura tinha uma chave.O cofre estava cheio de ouro.
Então Guanes cavalgou até à aldeia para fazer umas compras e enquanto isso Rui e Rostabal decidiram matá-lo para ficarem com o tesouro só para eles os dois.
Quando Guanes chegou, Rostabal cortou-lhe a garganta, mas enquanto Rostabal foi à fonte lavar-se Rui espetou-lhe uma espada no coração.
Rui todo contente por ter ficado com o tesouro só para ele, foi ao saco das compras e bebeu uma garrafa de vinho, mas o vinho tinha veneno e Rui acabou por morrer.
Assim os três irmãos morreram e o tesouro ficou como estava...sem dono!

Aqui fica o meu resumo ;)

Luís Silva, nº12, 8ºC

Anónimo disse...

Olá!! Soares,L.D.(2007) "Seis Contos de Eça de Queirós". Lisboa: Terramar
Resumo: Haviam 3 irmãos, Rui, Guanes e Rostabal, que eram os fidalgos mais pobres. Numa manhã os três irmãos foram caçar, quando encontraram um cofre que tinha 3 fechaduras e 3 chaves. Quando o abriram viram la ouro qomo nunqc antes haviam visto. Como o cofre era muito pesado resolveram que Guanes fosse fazer compras.
Rui e Rostabal decidiram matar Guanes, por ser esgoísta e por facto de naquela manhã não ter bem o facto de ir caçar e por estar doente. E assim foi, mas, quando Rostabal se limpava do sangue de Guanes, Rui matou-o também.
Mas quando estava a beber o seu belo vinho qe Guanes havia comprado apercebeu-se de que era veneno porque Guanes também tinha a ideia de matar os irmãos.

A citação que eu mais gostei foi:"Tornaram-se maus como lobos", porque aqui se via o quanto ambiciosos eles eram e o qe conseguiam fazer por causa desta ambiciosidade (ao ponto de se matarem uns aos outros).

'Fábio Reis' 'nº5' '8ºC'

Tirina disse...

Oláá Kata !!

Gosto muito do teu livro !

Eu vi-o numa loja e pedi à minha mãe para me comprar (mas ela não comprou!).

A história parece ser muito interessante.

EBEC disse...

Olá, Tirina e restante pessoal! ;)

Citando Tirina, a propósito do livro apresentado pela Kata:

"Eu vi-o numa loja e pedi à minha mãe para me comprar (mas ela não comprou!).".

O livro, como sabem, retrata uma realidade muito delicada e, felizmente, bem distante da maioria de nós. Sendo assim, para quê aproximá-la?

Aproximemo-nos, antes, de temas positivos, imaginários... ;)

O que acham?

Até já! ;)

it

Nobre +.+ disse...

Stora xoncordo mas um livro forte de vez em quando nao mata :b

EBEC disse...

Olá! ;)

O que acham os restantes participantes?

Beijocas! ;)

it

EBEC disse...

Tirina,

Por favor, coloca aqui a citação preferida do livro que resumiste (Queimada viva - leia-se em itálico]).

B'jito! ;)

it

Tirina disse...

Dizia para mim: «Um dia vai ser a minha vez, ou da minha irmã, eles podem matar-nos quando quiserem. Grande ou pequena, nao faz diferença. Já que nos dão a vida, têm o direito de a fazer desaparecer.»

(página 21)

Tirina disse...

Eu acho que estes livros nos ajudam a ver como as pessoas podem ser cruéis. Mas também acho pessoas muito sensíveis não devem ler este tipo de livros.

***kata*** disse...

Concordo com a tirina. Este tipo de livros pode ser uma beka xokante, mas demonstra a realidade de um caso de uma menina que desde mto cedo começa a ser violada pelo pai.
Não aconselho este livro a pessoas muito sensíveis como dix a tirina.

Bjz***

***kata*** 8c ºn3

Tirina disse...

it, nós já somos crescidinhos para ler este tipo de livros !!

lol

EBEC disse...

Olá, Tirina! ;)

Na verdade, às vezes, é mais uma questão de maturidade. Há pessoas que, apesar de terem a mesma idade, estão em estádios diferentes de desenvolvimento: umas são mais maduras que outras.

Pronto, já percebi que és uma rapariga madura! :)

Até já! ;)

it

Tirina disse...

Parece que ninguém gosta de resumir livros! Ou então estao tão entusiasmados com os novos desafios que já não ligam aos antigos!

Anónimo disse...

"A Aia"
(Eça de Queiroz)

resumo :

Fala sobre um rei que um dia partiu para uma a guerra , mas murreu nessa guerra.Deixou a mulher eo filho pequenino.
Um dia um tio do pequenino assaltou o castelo , para tentar matá-lo, só que não conseguiram , a Aia trocou o principe pelo filho dela , quem morreu foi o filho da Aia e não o principe.
A Aia foi levada ao tesouro real para recompensar o que fez , ela escolhe um punal e mata-se.
Mata-se pra ir de dar de mamar ao seu filho que morreu.

EBEC disse...

Bem-vindo, "Anónimo"! ;)

E que tal destapares um pouco a tua identidade?

... Talvez fosse bom para quem te lê saber em que livro está integrado o conto que resumiste, não te parece?

Ficamos, pois, à espera do teu cartão de visita, bem como da indicação bibliográfica...

Beijocas e até breve (esperamos nós)! ;)

it